A Dacia revelou que iniciou a produção do novo Jogger híbrido, na fábrica de Mioveni na Roménia. O modelo que vai ter a apresentação internacional em Lisboa, foi revelado na última edição do Salão de Paris, e marca a chegada dos motores híbridos à Dacia, permitindo desta forma alargar a oferta do conhecido modelo familiar.
O Jogger híbrido está equipado com um motor a gasolina de quatro cilindros, com 1,6 litros de cilindrada e 90 cv, combinado com dois motores elétricos (um motor de 50 cv e um motor de arranque/gerador de alta tensão), o que permite uma potência total de 140 cv.
Para além disso, está dotado de uma caixa de velocidades elétrica automática, com quatro relações, que está acoplada ao motor de combustão e de duas velocidades acopladas ao motor elétrico.
A travagem regenerativa, combinada com os níveis de recuperação de energia da bateria de 1,2kWh (230V) de capacidade, que está instalada sob o piso do automóvel no compartimento da roda sobresselente, e a eficiência da transmissão automática, permitem, ao Jogger uma propulsão totalmente elétrica em 80% das viagens urbanas, a que se junta uma economia de combustível até 40% maior em comparação com um motor de combustão interna, em ciclo urbano, conduzido da mesma maneira.
A Dacia revelou que a bateria tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km, e carrega quando o condutor trava ou abranda o Jogger, criando uma experiência híbrida verdadeiramente ilimitada, permitindo desta forma uma autonomia anunciada de mais de 900 km (em ciclo combinado WLTP).
No interior, o Jogger híbrido está dotado de um painel de instrumentos específico de 7 polegadas, que mostra vários focos diferentes de acordo com as preferências do condutor, assim como informação essencial como, o nível de carga da bateria, a autonomia restante ou fluxo de energia.
Para maior conforto, o Jogger híbrido 140 inclui, ainda, um travão de estacionamento elétrico de série, bem como uma consola elevada com um espaço de armazenamento fechado e um apoio de braços.
Fabricado exclusivamente na fábrica da Mioveni, o Jogger já conta com quase 80 mil exemplares produzidos, dos quais mais de 90% foram exportados, principalmente para os mercados da Europa Ocidental.
Recorde-se que em Portugal, o Jogger foi o monovolume do segmento C mais vendido em 2022, com um total de 960 unidades, apesar de ter chegado ao mercado nacional no final do primeiro trimestre do ano passado, com 960 unidades comercializadas, e com a motorização Bi-Fuel a ser a opção de cerca de 80% dos clientes, tendo assim contribuído para que a Dacia alcançasse uma quota de mercado recorde no final de 2022, com 18,8%.