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Ensaio BMW R18 – A nova Cruiser bávara de motor Big Boxer

Publicado por Standocasião há 1 mês

“Não é apenas a moto, é tudo o que a rodeia”.

Ensaio realizado por Margarida Salgado

Esta foi uma das frases usadas no lançamento desta magnífica BMW R18 para a descrever e de facto, não pode fazer mais sentido. Não existem Cruisers perfeitas e neste segmento é o que se procura, muita alma e a moto é só o caminho para lá chegar. Daí surge de facto a divisão entre os “amantes” e aos mais tecnicistas sobre esta criação.

A moto esteticamente é lindíssima, com pormenores que se inspiram na R5 de 1936, com linhas contemporâneas e intemporais. É de destacar o depósito em forma de gota, as imponentes cabeças do motor “big boxer”, o veio de transmissão à vista, como também o quadro a simular o ser uma Hardtail. Não posso também deixar de realçar a pintura do depósito, com o pormenor de dois filetes a branco que contornam o mesmo  fazendo jus à sua antecessora original dos 30.

Nesta versão de lançamento do modelo, a First Edition, encontramos alguns elementos opcionais que vêm montados de origem; a cobertura da forquilha, a sigla cromada embutida no assento, os poisa-pés em plataforma, a chave de ignição Keyless, o farol LED com Luz diurna, a fechadura no tampão do depósito, os punhos aquecidos, o Cruise Control, o alarme anti-roubo e a marcha-atrás eléctrica. De facto é digno de se perderem alguns minutos a contemplá-la e a namorá-la.

Com os seus 345 Kg, e apesar do centro de gravidade baixo, sentimos nitidamente o seu peso quando a queremos manobrar parados. No entanto, à medida que a vamos conhecendo melhor vamo-nos apercebendo do seu ponto de equilíbrio e a ganhar confiança, pois a partir de aí é só uma questão de entendimento. O opcional da marcha atrás, no meu caso, tornou-se fundamental, mas tudo vai depender do hábito e da condição física de cada um.

Vamos falar sobre ergonomia ergonomia da R18. Na minha opinião, toda a moto foi construída à volta do seu motor Big Boxer  (o maior motor boxer construído até hoje). Sendo este o ponto de partida, podem surgir tecnicamente algumas limitações ou mesmo conflitos na construção desta moto. Ao sentar-me, apercebi-me de imediato do posicionamento dos joelhos a 90º, realidade que para muitos poderá tornar-se pouco  confortável ao fim de alguns kms.

A posição de ângulo recto das pernas é a posição de máximo alongamento/estiramento das estruturas do joelho, daí ser uma posição em esforço e não relaxada. Na frente dos nossos pés encontram-se as duas cabeças de motor e atrás o escape. A montagem de plataformas para apoiar os pés tem como consequência a necessidade de passar as mudanças para cima com o calcanhar. Confesso que de início estranha-se, mas acredito que tudo seja uma questão de hábito.

Passando ao desempenho em movimento. No motor com os seus 1802 cc e 91cv, que inclui 3 modos de condução: Rain, Roll e Rock, e controle de tração desligável (?) notámos alguma falta de resposta nos baixos regimes a rolar no modo Roll, realidade que em modo Rock se altera por completo e permite que o Big Boxer mostre a sua verdadeira“alma”. É um motor pouco “apertado”, isto para lhe tentar explicar o porquê da suavidade que sentimos.

A moto permite uma condução muito fluida, com transições de caixa precisas e silenciosas. Uma realidade que nos chamou especialmente a atenção foi o facto de não sentirmos qualquer calor vindo do “motor rei” mesmo em circulação urbana. Sentimos porém falta de maior expressão sonora dos escapes “Fish Tail” mais em sintonia com o carácter e dimensão do motor Big Boxer.

Em estrada, nada a dizer relativamente ao comportamento em curva, no entanto exige algum cuidado para não nos excedermos na inclinação pois com alguma facilidade começa cedo a mostrar os seus limites com o roçar das plataformas. A nível da travagem, aqui a exuberante R18 passa com distinção, permitindo incutir um ritmo alto e a dosear a travagem de forma a permitir uma boa gestão das entradas em curva.

As suspensões têm um comportamento excelente em bom piso no entanto em estradas degradadas o amortecimento traseiro é algo limitado ao que se acrescentarmos a pouca altura do assento faz com que sintamos na nossa coluna todas as imperfeições da estrada

Vamos acabar a falar sobre a sua estética….e voltamos ao início da nossa conversa. Pensemos que a BMW R18 não é apenas uma moto mas sim o“veículo”que nos leva a experienciar mil e uma sensações…e a vivê-las com toda a tranquilidade. 

Gostámos

  • Estilo e estética
  • Acabamentos
  • Motor

A Melhorar

  • Suspensão traseira
  • Preço versão base

Ficha Técnica

CARACTERÍSTICAS TÉCNICASBMW R18 
MOTOR 
Tipo de Motor2 Cilindros em linha
Cilindrada1802 cc
Potência91 cv @ 4.750 rpm
Binário158 Nm @ 3.000 rpm
Nº de Cilindros2 cilindros
DistribuiçãoDOHC
Válvulas p/ cilindro4 Válvulas / Cil.
Refrigeraçãoar e óleo
Diâmetro x Curso107,1x100 mm
Sistema de ArranqueElétrico
Taxa de Compressão9,6 : 1
InjecçãoElectrónica
TRANSMISSÃO 
Caixa de Velocidades6 Velocidades
Tipo de CaixaSincronizada
QuickShift 
Embraiagemmonodisco a seco
Transmissão Finalpor Veio
QUADRO 
Tipo de QuadroDuplo berço em aço
Sub-Quadro 
Ângulo da Direção 
SUSPENSÕES 
Suspensão DianteiraForquilha Telescópica
Curso da Susp. Dianteira120 mm
Suspensão TraseiraMono-amortecedor
Curso da Susp. Traseira90 mm
TRAVÕES 
Travões dianteirosDuplo disco 300 mm
Pinças de Travão Diant.fixa  4 pistons
Travão TraseiroDisco de 300 mm
Pinça Travão Tras.fixa de 4 pistons
ABSABS BMW
JANTES E PNEUS 
Jante DianteiraJante raiada 3,5"x 19"
Medida do Pneu Diant.120-70/19
Jante TraseiraJante raiada 5.0"x 16"
Medida do Pneu Tras.180-65/16
Tipo/Marca de Pneus 
AJUDAS ELECTRÓNICAS 
Modos de Motor 3 Modos Rain / Roll / Rock
ABS sim
Controle de Tração2 níveis + desligado
DIMENSÕES 
Comprimento2440 mm
Largura 964 mm
Altura máx1126 mm
Distância entre Eixos1630 mm
Altura do Assento690 mm
Distância ao Solo mm
Capacidade do Depósito16 Litros
Peso em Marcha345 Kg
Peso em Seco330 Kg
CONSUMOS / EMISSÕES  
Consumo Médio5.6 l / 100 Kms *
Emissões CO2 g / Km
* Informação de consumos de fábrica
CORES 2020 / PVP 
Cores Preto / Versão First Edition
PVP Base s/ despesas de mat.23.626 eur
OPÇÕES  
Cor especial 
Packsvárias opções

Concorrência

Harley Davidson Fat Boy 114 1868 cc / n.d. cv / 304 Kg / 24.500 eur
Indian Vintage Dark Horse 1890 cc / n.d. cv / 339 Kg / 27.490 eur
Triumph Rocket3 GT  2457 cc / 167 cv / 294 Kg / 22.800 eur

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