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Cupra Formentor com duas versões híbridas plug-in

Publicado por Standocasião há 1 semana

Não uma, mas duas opções híbridas plug-in para o Formentor, primeiro modelo desenvolvido especificamente pela Cupra, e em que o jovem fabricante espanhol almejou conjugar os atributos de um desportivo com as vantagens de um SUV. A oferta da submarca desportiva da Seat neste particular passa, assim, a ser composta por quatro opções, pois aos já conhecidos Cupra Leon e-Hybrid e Cupra Leon Sportstourer e-Hybrid irão juntar-se, muito brevemente, os agora anunciados Formentor e-Hybrid e Formentor VZ e-Hybrid.


Ambos com tracção apenas dianteira, partilham a generalidade dos componentes mecânicos, inclusivamente no que ao grupo motopropulsor diz respeito, o qual conjuga um motor 1.4 TSI turbocomprimido com injeção directa de gasolina, capaz de debitar 150 cv e 250 Nm; um motor eléctrico de 115 cv e 330 Nm; uma caixa pilotada DSG de dupla embraiagem e seis relações; e uma bateria de iões de lítio com 13 kWh de capacidade e 130 kg de peso. Um grupo motopropulsor já bem conhecido de várias propostas similares de distintas marcas do Grupo VW, e que oferece um rendimento combinado de 204 cv e 340 Nm no Formentor e-Hybrid (7,8 segundos nos 0-100 km/h, 205 km/h de velocidade máxima, até 59 km de autonomia em modo exclusivamente eléctrico), e de 245 cv e 400 Nm no Formentor VZ e-Hybrid (7,0 segundos nos 0-100 km/h, 210 km/h de velocidade máxima, até 55 km de autonomia em modo exclusivamente eléctrico).


Outros dados a reter relativos aos novos híbridos plug-in da Cupra, os tempos de carregamento da bateria: 3h40m numa Wallbox a 3,6 kW, ou menos de cinco horas numa toda de corrente doméstica através do carregador de bordo de 2,3 kW. O arranque é sempre efectuado em modo totalmente eléctrico (disponível até aos 140 km/h), estando ainda disponíveis os modos de utilização Hybrid-Auto e Hybrid-Manual (este último com as opções Hold, que mantém o nível de carga da bateria existente no momento da respectiva activação, uma outra que permite preservar uma percentagem a definir pelo utilizador dessa mesma carga, e aquele destinado a carregar a bateria através do motor de combustão). Do lote de atributos dos dois modelos fazem ainda parte a suspensão com amortecimento pilotado DCC e a direcção com assistência eléctrica progressiva.


Autor: António de Sousa Pereira, Absolute Motors.

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