Honda CBR500R de 2021 - "Pocket Rocket" está mais agressiva

Publicado por Standocasião há 1 mês

No seguimento de uma renovação de fundo em 2019 que deu ao modelo da Honda, compatível com carta A2, carinhosamente apelidado de "pocket rocket", o modelo recebe uma remodelação desportiva ainda mais agressiva e aerodinâmica. Este modelo tem homologação EURO5.

Um modelo, rápido, económico, de preço acessível e divertido, a CBR500R de carenagem integral – lançada em 2013 juntamente com a naked CB500F e a CB500X de aventura – oferece uma energia desportiva de pura diversão, graças ao motor de dois cilindros deste modelo de baixo peso e média cilindrada.

Popular entre quem procura uma moto de maior cilindrada, este modelo oferece toda a condução entusiasmante de uma moto desportiva, mas com custos de manutenção muito comedidos, o que a torna numa moto muito adequada para as deslocações diárias casa-trabalho-casa e para as escapadelas de fim de semana. Esta é uma proposta que também recolhe a aprovação dos condutores mais experientes que procuram uma moto de média cilindrada, mas que continuam a exigir todo o prazer de condução.

Em 2016, a CBR500R assumiu um estilo mais acutilante com as renovações então introduzidas que, entre outras, incluíram luzes de LEDs e atualizações na suspensão dianteira; em 2019, este modelo recebeu melhorias ainda mais agressivas, com novas formas e uma posição de condução de inclinação ainda mais desportiva. As atualizações também foram aplicadas ao motor, oferecendo performances ainda mais fortes logo desde baixa rotação, com uma forte aceleração em toda a faixa de rotação até ao redline e uma sonoridade ainda mais distinta.

O "look" da CBR500R é composto por ângulos e formas contrastantes – variando entre o muito esguio e o bastante musculado – desde a carenagem frontal até ao banco. É um design ergonómico que o condutor pode usar de forma agressiva, mas excelente ao nível da gestão dos fluxos aerodinâmicos. Os avanços do guiador estão montados por baixo do triângulo superior novo e revisto e a posição de condução está ainda mais desportiva em comparação com os outros modelos CB500.

O motor de 35 kW da CBR500R é compatível com a carta A2 e beneficia das atualizações introduzidas em 2019, ao nível da admissão, do escape e do comando das válvulas, que acrescentaram mais 4% de potência e de binário entre as 3.000 e as 7.000 rpm em relação ao modelo anterior e que foram acompanhadas por um escape de sonoridade melhorada e uma nova embraiagem assistida com função deslizante.

O painel de instrumentos LCD apresenta um indicador de mudança engrenada e uma função que mostra ao condutor quando deve engrenar uma mudança mais alta; toda a iluminação é de LEDs.

Caraterísticas Principais

  • Linhas agressivas, com dois faróis de LEDs
  • Formato aerodinâmico e eficiente, ergonómico e confortável
  • Avanços reposicionados para uma posição de condução desportiva
  • Painel de instrumentos LCD, com indicadores de mudança engrenada e de mudança mais alta
  • Iluminação integral de LEDs
  • Motor bicilíndrico muito vivo, com arquitetura interna inspirada na CBR1000RR Fireblade de 2019
  • Potência e binário úteis em toda a faixa de rotação
  • Escape com duas saídas e sonoridade mais desportiva
  • Embraiagem assistida com função de escorregamento, facilita a engrenagem das mudanças mais altas e suaviza as reduções
  • Homologação EURO5

A CBR500R vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:

2021 Honda CBR500R - Cinzento Metalizado Mate Axis

2021 Honda CBR500R - Vermelho Grand Prix

2021 Honda CBR500R - Branco Pérola Metalloid

Especificações técnicas

MOTOR  
Tipo Bicilíndrico paralelo, arrefecimento por líquido
Cilindrada 471 cm³
Nº. de válvulas por cilindro 4
Diâmetro x Curso 67 x 66,8 mm
Relação de compressão 10,7 : 1
Potência máxima 35 kW às 8.600 rpm
Binário máximo 43 N·m às 6.500 rpm
Capacidade de óleo 3,2 L
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL  
Alimentação PGM FI
Capacidade do depósito de combustível 17,1 litros (incluindo a reserva)
Consumo de combustível (método WMTC) 3,49 l/100 km (28,6 km/litro)
SISTEMA ELÉTRICO  
Capacidade da bateria 12 V 7,.4 AH
Potência do alternador 25 A/2.000 rpm
TRANSMISSÃO  
Tipo de embraiagem Húmida, discos múltiplos
Tipo de caixa 6 velocidades
Relação de transmissão final Por corrente
QUADRO  
Tipo Diamante em aço
CICLÍSTICA  
Dimensões (C x L x A) 2.080 mm x 755 mm x 1.145 mm
Distância entre eixos 1.410 mm
Ângulo da coluna da direção 25,5 graus
Eixo de arraste (trail) 102 mm
Altura do banco 785 mm
Altura ao Solo 130 mm
Peso em ordem de marcha 192 kg
SUSPENSÃO  
Dianteira Forquilha telescópica convencional de 41 mm e regulação da pré-carga
Traseira Mono-amortecedor Pro-Link com 5 níveis de regulação da pré-carga e braço oscilante de tubos quadrados em aço
JANTES  
Dianteira Alumínio fundido, raios múltiplos
Traseira Alumínio fundido, raios múltiplos
Dimensão da Jante Dianteira 17 x MT3,5
Dimensão da Jante Traseira 17 x MT4,5
Pneu Dianteiro 120/70ZR–17M/C
Pneu Traseiro 160/60ZR–17M/C
TRAVÕES  
Tipo de ABS 2 canais
Dianteira Um disco ondulado de 320 mm, pinças de 2 êmbolos
Traseiro Um disco ondulado de 240 mm, pinça de 1 êmbolo
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉCTRICO  
Instrumentos Velocímetro digital, conta-rotações digital de barras, dois conta-quilómetros parciais, indicador digital de nível e de consumos de combustível, relógio digital e indicador digital de mudança engrenada
Sistema de segurança HISS (Honda Ignition Security System - Sistema Imobilizador Honda)
Farol Médio, 7,6 W. Máximo 12,8 W LEDs

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