Honda CBR500R de 2021 - "Pocket Rocket" está mais agressiva
há 4 mesesNo seguimento de uma renovação de fundo em 2019 que deu ao modelo da Honda, compatível com carta A2, carinhosamente apelidado de "pocket rocket", o modelo recebe uma remodelação desportiva ainda mais agressiva e aerodinâmica. Este modelo tem homologação EURO5.
Um modelo, rápido, económico, de preço acessível e divertido, a CBR500R de carenagem integral – lançada em 2013 juntamente com a naked CB500F e a CB500X de aventura – oferece uma energia desportiva de pura diversão, graças ao motor de dois cilindros deste modelo de baixo peso e média cilindrada.
Popular entre quem procura uma moto de maior cilindrada, este modelo oferece toda a condução entusiasmante de uma moto desportiva, mas com custos de manutenção muito comedidos, o que a torna numa moto muito adequada para as deslocações diárias casa-trabalho-casa e para as escapadelas de fim de semana. Esta é uma proposta que também recolhe a aprovação dos condutores mais experientes que procuram uma moto de média cilindrada, mas que continuam a exigir todo o prazer de condução.
Em 2016, a CBR500R assumiu um estilo mais acutilante com as renovações então introduzidas que, entre outras, incluíram luzes de LEDs e atualizações na suspensão dianteira; em 2019, este modelo recebeu melhorias ainda mais agressivas, com novas formas e uma posição de condução de inclinação ainda mais desportiva. As atualizações também foram aplicadas ao motor, oferecendo performances ainda mais fortes logo desde baixa rotação, com uma forte aceleração em toda a faixa de rotação até ao redline e uma sonoridade ainda mais distinta.
O "look" da CBR500R é composto por ângulos e formas contrastantes – variando entre o muito esguio e o bastante musculado – desde a carenagem frontal até ao banco. É um design ergonómico que o condutor pode usar de forma agressiva, mas excelente ao nível da gestão dos fluxos aerodinâmicos. Os avanços do guiador estão montados por baixo do triângulo superior novo e revisto e a posição de condução está ainda mais desportiva em comparação com os outros modelos CB500.
O motor de 35 kW da CBR500R é compatível com a carta A2 e beneficia das atualizações introduzidas em 2019, ao nível da admissão, do escape e do comando das válvulas, que acrescentaram mais 4% de potência e de binário entre as 3.000 e as 7.000 rpm em relação ao modelo anterior e que foram acompanhadas por um escape de sonoridade melhorada e uma nova embraiagem assistida com função deslizante.
O painel de instrumentos LCD apresenta um indicador de mudança engrenada e uma função que mostra ao condutor quando deve engrenar uma mudança mais alta; toda a iluminação é de LEDs.
Caraterísticas Principais
- Linhas agressivas, com dois faróis de LEDs
- Formato aerodinâmico e eficiente, ergonómico e confortável
- Avanços reposicionados para uma posição de condução desportiva
- Painel de instrumentos LCD, com indicadores de mudança engrenada e de mudança mais alta
- Iluminação integral de LEDs
- Motor bicilíndrico muito vivo, com arquitetura interna inspirada na CBR1000RR Fireblade de 2019
- Potência e binário úteis em toda a faixa de rotação
- Escape com duas saídas e sonoridade mais desportiva
- Embraiagem assistida com função de escorregamento, facilita a engrenagem das mudanças mais altas e suaviza as reduções
- Homologação EURO5
A CBR500R vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:
2021 Honda CBR500R - Cinzento Metalizado Mate Axis
2021 Honda CBR500R - Vermelho Grand Prix
2021 Honda CBR500R - Branco Pérola Metalloid
Especificações técnicas
MOTOR | |
Tipo | Bicilíndrico paralelo, arrefecimento por líquido |
Cilindrada | 471 cm³ |
Nº. de válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro x Curso | 67 x 66,8 mm |
Relação de compressão | 10,7 : 1 |
Potência máxima | 35 kW às 8.600 rpm |
Binário máximo | 43 N·m às 6.500 rpm |
Capacidade de óleo | 3,2 L |
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL | |
Alimentação | PGM FI |
Capacidade do depósito de combustível | 17,1 litros (incluindo a reserva) |
Consumo de combustível (método WMTC) | 3,49 l/100 km (28,6 km/litro) |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Capacidade da bateria | 12 V 7,.4 AH |
Potência do alternador | 25 A/2.000 rpm |
TRANSMISSÃO | |
Tipo de embraiagem | Húmida, discos múltiplos |
Tipo de caixa | 6 velocidades |
Relação de transmissão final | Por corrente |
QUADRO | |
Tipo | Diamante em aço |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (C x L x A) | 2.080 mm x 755 mm x 1.145 mm |
Distância entre eixos | 1.410 mm |
Ângulo da coluna da direção | 25,5 graus |
Eixo de arraste (trail) | 102 mm |
Altura do banco | 785 mm |
Altura ao Solo | 130 mm |
Peso em ordem de marcha | 192 kg |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Forquilha telescópica convencional de 41 mm e regulação da pré-carga |
Traseira | Mono-amortecedor Pro-Link com 5 níveis de regulação da pré-carga e braço oscilante de tubos quadrados em aço |
JANTES | |
Dianteira | Alumínio fundido, raios múltiplos |
Traseira | Alumínio fundido, raios múltiplos |
Dimensão da Jante Dianteira | 17 x MT3,5 |
Dimensão da Jante Traseira | 17 x MT4,5 |
Pneu Dianteiro | 120/70ZR–17M/C |
Pneu Traseiro | 160/60ZR–17M/C |
TRAVÕES | |
Tipo de ABS | 2 canais |
Dianteira | Um disco ondulado de 320 mm, pinças de 2 êmbolos |
Traseiro | Um disco ondulado de 240 mm, pinça de 1 êmbolo |
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉCTRICO | |
Instrumentos | Velocímetro digital, conta-rotações digital de barras, dois conta-quilómetros parciais, indicador digital de nível e de consumos de combustível, relógio digital e indicador digital de mudança engrenada |
Sistema de segurança | HISS (Honda Ignition Security System - Sistema Imobilizador Honda) |
Farol | Médio, 7,6 W. Máximo 12,8 W LEDs |