A Ducati apresenta a nova Multistrada V2 – O prazer de viajar e rodar todos os dias

Publicado por Standocasião há 2 semanas

O primeiro episódio da série web Ducati World Première 2022 é dedicado pelo fabricante de Borgo Panigale ao mundo das viagens, com a apresentação da nova Multistrada V2, a moto ideal para desfrutar de todas as rotas, versátil num uso diário e na cidade, sempre com o carácter desportivo e o estilo inconfundível que caracterizam todas as Ducati.

Com o projeto Multistrada V2, a marca de Borgo Panigale trabalhou para evoluir ainda mais a bicilíndrica da família de ‘dual bikes’ Ducati, criando uma moto 360°v cada vez mais intuitiva, confortável, divertida e acessível.
A nova Multistrada V2 é uma moto tecnologicamente avançada, com um pacote de eletrónica extremamente completo, e representa a porta de entrada perfeita para o universo ‘tourer’ da Ducati, graças à introdução de uma versão de 35-kW para os detentores da carta A2.

Durante as fases de desenvolvimento desta moto, os principais pontos de foco foram a ergonomia, redução de peso, atualizações do motor e uma série de upgrades que seguem a filosofia de “melhoria contínua”.

O design da Multistrada V2 é elegante e desportivo em simultâneo, perfeitamente alinhado com os cânones estilísticos reconhecíveis da família de motos ‘dual’ de Borgo Panigale. Um estilo caracterizado por linhas fluidas, superfícies limpas e o característico e distintivo equilíbrio entre o importante volume da dianteira e a secção traseira leve e esguia. A Multistrada V2 também conta com novos e refinados grafismos, que mostram o nome da moto em ambos os lados.

A nova Multistrada V2 está equipada com a mais recente evolução do motor Testastretta 11° de 937 cc. O motor de distribuição desmodrómica, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida, disponibiliza 113 cv e aproximadamente 10 kgm de binário máximo*. Este bicilíndrico é muito linear, utilizável e suave a baixas rotações, sendo possuidor de um binário sempre pronto e vigoroso que, se necessário, pode libertar todo o carácter Ducati, tipicamente desportivo e capaz provocar de descargas de adrenalina. Consistente e robusto, este motor tem longos intervalos de manutenção, com as mudanças de óleo a cada 15.000 km e a verificação da folga das válvulas a cada 30.000 km.

A evolução do Testastretta 11° montado na nova Multistrada V2 conta com importantes melhorias: novas bielas, nova embraiagem hidráulica de 8 discos e uma caixa de velocidades atualizada, que garante uma grande fluidez e precisão no engrenar de mudanças, facilitando também o engrenar do ponto-morto. Um progresso ainda mais apreciável em conjunto com o quick shifter, agora com uma estratégia de funcionamento otimizada.

A ciclística da moto é ágil e intuitiva, com uma jante dianteira de 19″ que assegura uma condução suave e confortável, sempre com o nível ideal de reação e precisão. Extremamente versátil, a moto é também ideal para uma utilização urbana, graças à eficácia do sistema de suspensão semi-ativa Ducati Skyhook Suspension EVO (de série na versão S), que consegue absorver as irregularidades do piso e garantir sempre a afinação ideal do veículo, melhorando a segurança e o conforto.

Um importante trabalho de desenvolvimento foi feito na ergonomia da moto, para a tornar mais confortável e mais intuitiva, capaz de deixar qualquer condutor à-vontade em qualquer situação. A altura do assento foi reduzida para 830 mm, com um formato do assento redesenhado, que é agora mais estreito e compacto entre as pernas do condutor para permitir tocar no chão com os pés graças a um arco de apenas 1790 mm.

Estas alterações garantem segurança quando a moto se encontra estacionária e aumenta a confiança ao manobrar a baixa velocidade, mesmo com passageiro e bagagem completa. Além do mais, o catálogo Ducati Performance tem disponíveis um assento mais baixo e um kit de rebaixamento de suspensão que, combinados, permitem atingir uma altura do assento de 790 mm.

O trabalho no assento também se focou no conforto em condução: o novo formato do assento proporciona uma área plana que garante ao condutor liberdade de movimentos na direção longitudinal, melhorando o nível de conforto e permitindo a cada um encontrar a sua posição ideal.

A posição de condução é agora mais confortável com os novos poisa-pés herdados da Multistrada V4 que, graças a um aumento de 10 mm na distância ao assento, assegura a dose correta de espaço para os condutores de maior estatura, prevenindo uma curvatura excessiva das pernas e, desta forma, permitindo uma posição mais descansada durante as longas viagens.

Outra área chave de melhoramentos foi a redução no peso da moto, que, através do trabalho em vários elementos, resultou numa redução de 5 kg de peso em comparação com a Multistrada 950.
A atualização do motor produziu uma poupança de cerca de 2 kg, incluindo a embraiagem (1,5 kg) e a sua tampa, tambor da caixa de velocidades e bielas. Várias partes do veículo foram aligeiradas, incluindo os espelhos, derivados da Multistrada V4, as flanges dos discos de travão dianteiros e as jantes: a nova Multistrada V2 monta jantes derivadas das que equipam a Multistrada V4, que são cerca de 1,7 kg mais leves, gerando assim uma importante melhoria no comportamento dinâmico do veículo. As jantes de raios, que são significativamente mais leves que as da versão anterior, encontram-se também disponíveis no catálogo Ducati Performance.

A Multistrada V2 está equipada de série com um pacote de eletrónica de vanguarda, que oferece tudo o que precisa para se viajar com todo o conforto e segurança. O pacote inclui ABS Cornering, garantindo um elevado grau de segurança na travagem, mesmo em curva, o Vehicle Hold Control, que torna fácil o arranque em estradas com muita inclinação, o Ducati Traction Control, os quatro Riding Modes (Sport, Touring, Urban, Enduro) completamente configuráveis pelo utilizador e o novo sistema Ducati Brake Light que, no caso de uma travagem súbita, ativa o piscar da luz traseira de modo a assinalar a apropriadamente a situação de abrandamento repentino.

Na versão S a viagem torna-se de 5 estrelas graças à um completo pacote opcional que é referência para o segmento, que integra a adição da suspensão eletrónica Ducati Skyhook, Cruise Control, ótica full-LED equipada com Ducati Cornering Lights, função que otimiza a iluminação da estrada baseada na inclinação da moto, Ducati Quick Shift Up & Down, sistema Hands Free, ecrã de alta resolução TFT a cores de 5” com uma interface intuitiva e retroiluminação dos comutadores.

A gama de cores consiste no clássico “Ducati Red” com jantes negras, disponíveis tanto para a Multistrada V2 como para a Multistrada V2 S, juntamente com o novo esquema de cores “Street Grey” com quadro negro e jantes “GP Red”, que está disponível apenas para a versão S.

Para a família Multistrada V2 existem dois níveis de configuração de opcionais que podem encomendados diretamente desde a fábrica. O Essential está disponível para a Multistrada V2 e Multistrada V2 S, enquanto o pacote Travel, com malas laterais, punhos aquecidos e descanso central, podem ser encomendados para a versão S.

A Multistrada V2 estará disponível nos vendedores autorizados da rede Ducati a partir de novembro de 2021.
O catálogo Ducati Performance inclui uma série de acessórios especificamente desenhados para evidenciar o carácter e as qualidades da Multistrada V2.

Em todos os modelos da família Multistrada, a Ducati oferece a garantia exclusiva “4Ever Multistrada”, válida por 4 anos com quilometragem ilimitada, que se apoia no serviço oferecido por toda a rede de vendedores autorizados da marca de Bolonha.

O vídeo dinâmico de apresentação da Multistrada V2, filmado nas estradas da Toscânia em pleno estilo “Extraordinary Journey”, está disponível no canal de YouTube da Ducati.

O conteúdo A Ducati apresenta a nova Multistrada V2 – O prazer de viajar e rodar todos os dias aparece primeiro em Motorcycle Sports.

Novidades

Ver Todas