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Renovados Jaguar XE, XF e XF Sportbrake em Portugal em Janeiro

Publicado por Standocasião há 3 meses

Já podem ser encomendadas em Portugal as mais recentes evoluções dos Jaguar XE, XF e XF Sportbrake, modelos que têm chegada ao mercado nacional aprazada para o próximo mês de Janeiro – com preços que se iniciam nos €51 599 no caso do XE, nos €59 252 no caso do XF e nos €62 654 no caso da XF Sportbrake. Todos apresentando como principal motivo de interesse o novo motor turbodiesel da família Ingenium, já dotado de tecnologia mild hybrid.


Trata-se do conhecido bloco de quatro cilindros em linha e 2,0 litros de capacidade, com turbocompressor de geometria variável e injecção common-rail a 2500 bar, agora dotado de um motor de arranque/alternador integrados a 48 Volt (estando a bateria do sistema instalada sob o piso da mala), e capaz de disponibilizar 204 cv de potência (mais 24 cv do que anteriormente) e um binário máximo de 430 Nm. Quando instalado no XE, permite ao modelo cumprir os 0-100 km/h em 7,3 segundos, para um consumo combinado de 4,8 l/100 km e emissões de CO2 de 127 g/km (7,6 segundos, 4,9 l/100 km e 130 g/km no caso do XF).


A par da nova motorização em gasóleo, mantêm-se em funções, tanto no XE como no XF, os motores a gasolina também com 1977 cc de cilindrada, sobrealimentados por turbocompressor e dotados de variador de fase CVVL sobre a admissão e escape, nas suas versões de 250 cv e 365 Nm, e de 300 cv e 400 Nm. O primeiro permite ao XE cumprir os 0-100 km/h em 6,7 segundos (6,9 segundos no XF), o segundo em 5,9 segundos (6,1 segundos no XF).


Independentemente da motorização que os anime, XE, XF e XF Sportbrake recorrem sempre a uma caixa automática de oito velocidades. Já a tracção pode ser traseira ou integral nas versões Diesel, é exclusivamente traseira na mais acessível variante a gasolina, e sempre integral nas opções de topo de 300 cv.


Também comum a ambas as gamas, a introdução do novo sistema de infoentretenimento Pivi Pro com painel de instrumentos totalmente digital de 12,3”, ecrã central superior de 10” (de 11,4” nos XF e XF Sportbrake) e inferior de 5,5”, dois cartões SIM e actualizações remotas sem fios (de série nos níveis de acabamento SE e HSE, opção no nível de equipamento S). Os dois modelos passam a poder dispor, também, da Activity Key de segunda geração, e do novo, e opcional, sistema de ionização do ar do habitáculo, com filtro PM2.5 – a que se junta, na gama XF, o sistema activo de cancelamento do ruído da estrada.


Em termos estilísticos, e tendo em conta a actualização de que foi alvo muito recentemente, o renovado XE não apresenta alterações de maior, que não sejam o volante de novo desenho e os bancos mais evoluídos, com logótipo da Jaguar em relevo encostos de cabeça. Já os XF e XF Sportbrake apresentam uma nova consola central; um novo selector da caixa de velocidades, com secção superior com costuras tipo “bola de críquete” e secção inferior em metal; novos painéis das portas, com um puxador de 360º; e novos bancos, com um acolchoado mais amplo, melhorias nas funções de massagem, refrigeração e aquecimento, e logótipo da Jaguar em relevo encostos de cabeça.


No exterior, e também nos renovados XF e XF Sportbrake, referência para o novo pára-choques dianteiro, com entradas de ar de maiores dimensões; para a grelha frontal redesenhada; para as grelhas laterais com logótipo da Jaguar; e para o pára-choques traseiro de maiores dimensões e com painel superior na cor da carroçaria (a que se junta, na berlina XF, o acabamento escurecido no contorno dos farolins posteriores). Quanto às novas ópticas por LED ultrafinas, com luzes diurnas com assinatura “Double J”, são de série em todas as versões, e incluem o assistente de máximos nos níveis de equipamento SE e HSE (fazendo parte da lista de opções as ópticas por LED Pixel e os “piscas” dinâmicos).


Autor: António de Sousa Pereira, Absolute Motors.

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