The BLECHMANN R 18 – Uma Custom Bike apresentada pela BMW Motorrad

Publicado por Standocasião há 3 semanas

Bernhard Naumann, também conhecido como Blechmann no cenário da customização, apresenta sua versão do BMW R 18.

Um caráter forte precisa de um nome forte. “Blechmann” é um nome forte como o metal. É também o apelido de Bernhard Naumann, um conhecido personalizador austríaco, que junto com a BMW Motorrad, apresentou a sua última criação: a Blechmann R 18.

Com a nova BMW R 18, a BMW Motorrad apresentou a primeira moto de produção em série da marca para o segmento cruiser em abril de 2020. Como nenhuma outra moto BMW antes, este modelo segue inteiramente a tradição das motos BMW históricas - tanto tecnicamente quanto em relação a seu design. É baseado em modelos icónicos da marca como a BMW R 5 e muda o foco de volta para os fundamentos da moto. Motivo suficiente para Bernhard Naumann mudar o mínimo possível no quadro e na tecnologia e usar apenas os pontos de montagem originais para a criação da sua Blechmann R 18.

A Blechmann R 18 em pormenor

Ao começar com uma nova criação, Bernhard Naumann nunca usa esboços com antecedência. Ele desenvolve a sua inspiração enquanto trabalha na própria moto. “Eu desenvolvo o meu design diretamente no objeto a partir do material final. Isso permite-me responder diretamente aos requisitos e ficar de olho nas proporções em todos os momentos”, explica o designer.

Para a Belchmann R 18, Bernhard acabou por "colocar a carroça na frente dos bois" para poder avaliar corretamente as proporções da carenagem dianteira. O monoposto desportivo baseia-se na estrutura de suporte original do guarda-lamas traseiro, do assento e do banco traseiro. A luz traseira é da Kellermann. O depósito de combustível foi amplamente modificado: por um lado, é mais estreito, tornando-o mais desportivo e expondo ainda mais o motor. Por outro lado, possui recortes de joelho, que apoiam ainda mais a linha atlética. O tubo de direção original foi usado como base para a ponta do guiador.

Em seguida, Blechmann personalizou os faróis. Tal como acontece com sua últimaanterior moto personalizada a BMW "Giggerl", uma conversão da BMW R nineT. Os faróis deveriam ter um design subtil desta vez em forma de um rim.

De igual forma no motor boxer clássico, Blechmann colocou uma lâmpada de filamento exactamento no centro. Aqui, também, o ângulo de direção e o farol inclinado para a frente determinam o layout básico da bicicleta personalizada. Bernhard Neumann aperfeiçoou os seus esforços de personalização com uma pintura discreta preta e as clássicas listas brancas das BMW Motorrad. No total, a equipe em torno de Blechmann trabalhou 450 horas na sua versão do BMW R 18.

Definindo o conceito de “customização”.

Blechmann não considera o seu trabalho o de um customizador clássico. “ O meu trabalho começa retirando partes da versão original até que fique praticamente uma tela em branco. À medida que a construção avança, o design desenvolve-se. Chamo isso de 'prototipagem rápida-estilo Blechmann'”, diz o personalizador. Isso é o que torna o seu atelier único.

Blechmann trabalha sobretudo sozinho na sua oficina e nos seus desenhos. Se necessário, recebe também apoio de profissionais escolhidos a dedo. " Não se pode fazer nada neste mundo sozinho. Estou mais do que feliz por ter uma infraestrutura de pessoal muito confiável".

Anuncios Recentes

Ver Todos