Peugeot 5008 renovado. À venda no final de 2020

Publicado por Standocasião há 1 mês

 


Como seria de esperar, após a revelação do renovado 3008 (saiba tudo aqui), mais não restaria à Peugeot do que dar a conhecer evolução idêntica do 5008, a sua derivação com distância entre eixos ampliada e sete lugares. No essencial, o modelo recebe as mesmas melhorias, embora contando com uma oferta de motores ligeiramente diferente, desprovida de opções híbridas, mas integrando uma motorização Diesel mais poderosa.


Visualmente, principal destaque para a frente redesenhada, dominada pela nova grelha sem moldura, que se prolonga nas pequenas asas sob os faróis, ligando todos os elementos (com formato específico nas versões GT e GT Pack); pelas ópticas de novo desenho, por LED em todas as versões e com luzes diurnas em formato de “garra” (também com luzes de curva, activas até aos 90 km/h, nas versões GT e GT Pack); e pelo o emblema 3008 no extremo do capot. Os farolins traseiros por LED escurecidos, com assinatura luminosa com efeito de “garra” tridimensional e piscas dinâmicos, e as novas jantes de 19” com acabamento diamantado, incluídas no nível GT Pack, são outros predicados a ter em conta neste capítulo.


Por outro lado, não só estão disponíveis novas opções de cores, como os níveis de equipamento de topo GT e GT Pack passam a poder dispor, em opção, do chamado “Black Pack”, composto por vários elementos de tonalidade escura. Aqui se incluindo a grelha e o leão em cromado escuro; os emblemas 3008, GT e Peugeot, e as barras de tejadilho, em preto acetinado; os embelezadores dos guarda-lamas dianteiros e do tejadilho, o deflector traseiro e o rebordo do pára-choques traseiro em preto brilhante; e as jantes de 19” específicas em preto.


Sem surpresa, o actualizado 5008 mantém a conhecida configuração interior de sete lugares, com três bancos independentes na segunda fila, rebatíveis e reguláveis em extensão e inclinação, e dois bancos independentes na terceira fila, rebatíveis e removíveis (sendo o banco do passageiro dianteiro dobrável, para poder servir mesa) – a que junta uma bagageira cuja capacidade varia entre 780-1940 litros. Por isso, no habitáculo, a maior novidade é a mais recente evolução do i-Cockpit, com painel de instrumentos totalmente digital e personalizável de 12,3”, e novo ecrã táctil de 10” para o sistema de infoentretenimento. Ao mesmo tempo, os novos bancos dispõem de revestimentos mais nobres; o retrovisor interior é desprovido de moldura nas versões GT e GT pack; foram incluídas duas tomadas USB nos lugares traseiros; e está disponível em opção, um novo sistema de som Focal com 515 Watt de potência.


Outro dos trunfos do novel 5008 é a integração, de série, ou em opção, consoante os níveis de equipamento, de novas soluções em termos de sistemas avançados de assistência à condução. É o caso do sistema de visão nocturna; do cruise control adaptativo com função Stop&Go (nas versões de caixa automática); da assistência activa à manutenção na faixa de rodagem; da travagem autónoma de emergência de última geração (detecta peões e ciclistas, de dia e de noite, dos 5-140 km/h; e do sistema de leitura de sinais de trânsito (como Stop, sentido proibido, proibição de ultrapassagens, etc.).


Relativamente aos motores, são propostas três opções, tomando forma a oferta a gasolina no três cilindros PureTech de 1,2 litros e 130 cv, com caixa manual de seis velocidades de série, e caixa automática de oito velocidades em opção. A gasóleo são duas as possibilidades oferecidas: 1.5 BlueHdi de 130 cv, com caixa manual de seis velocidades de série, e caixa automática de oito velocidades em opção; e 2.0 BlueHdi de 180 cv, sempre combinado com a caixa automática de oito velocidades. De referir que toda as versões de caixa automática incluem, de série, o selector de modos de condução, com as opções Normal, Sport e Eco.


Por fim, e tal como no 3008, o renovado 5008 adopta a nova estrutura comercial de gama da Peugeot, estreada 308 e e composta por três níveis de acabamentos, a cada qual sendo possível adicionar um pacote de equipamento específico: Active e Active Pack; Allure e Allure Pack; e GT e GT Pack. Tudo para conhecer já no final deste ano, altura para que está prevista a chegada do modelo ao mercado, bem como a revelação dos preços a praticar pelo mesmo em Portugal.


Autor: António de Sousa Pereira, Absolute Motors.

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