Apresentada a nova Yamaha MT-09 de 2021
há 2 mesesA Yamaha apresentou hoje a sua nova Yamaha MT-09 2021 com evoluções importantes ao nível do quadro, do motor, da eletrónica e design.
A marca dos 3 diapasões apresentou os dados oficiais da nova MT-09 assim como um número significativo de imagens de pormenor. A naked japonesa chega com muitas mudanças, uma renovação total e completa com um motor com mais torque ( 93 Nm ), maior potência ( 119 cv ), maior cilindrada (889 cc), menor peso (189kg) e mais eletrónica.

A Yamaha procurou criar uma nova MT-09 de 2021 que fosse inspiradora e impressionasse ao mesmo tempo. Para isso, os engenheiros da marca deram prioridade ao desempenho e agilidade, mas acompanhada por um motor atualizado para a norma Euro5 e um pacote eletrónico de última geração. O novo motor da Yamaha MT-09 2021 agora aumenta a cilindrada para 889 cc (em comparação com 847 cc no modelo anterior).

Este novo motor CP3 continua a manter a estrutura de três cilindros com uma cambota de plano cruzado, mas todas as peças internas e móveis foram redesenhadas para reduzir o atrito e a inércia. Graças a isso o seu peso foi reduzido e conseguiu um ligeiro aumento de potência de 4 cv (119 cv a 10.000 rpm) e um aumento significativo no binário (93 Nm a 7.000 rpm).

Um detalhe importante que a nova Yamaha MT-09 2021 incorpora como novidade em relação à versão anterior é o novo sistema de alimentação de combustível que melhora a eficiência do motor em 9%, gerando mais torque e menos consumo. Este novo sistema de combustível traz os injetores de combustível montados na lateral da borboleta do acelerador, injetando gasolina diretamente na parte traseira das válvulas de admissão (ao invés de ir diretamente para o cabeçote como no modelo anterior) realidade que melhora a atomização do combustível e reduz a sua aderência às paredes internas da admissão.

A entrada de ar da nova Yamaha MT-09 2021 também foi redesenhada para aumentar a sua eficiência, com uma nova caixa de filtro de ar. O novo sistema de escape é agora 1,4 kg mais leve sendo que a Yamaha assegura que trabalharam especialmente no som do escape, para o manter dentro dos limites legais de decibéis mas dotá-lo de um timbre e de uma acústica muito desportiva.

A transmissão da nova Yamaha MT-09 2021 também recebeu alterações, agora monta uma embraiagem A&S mais suave e mais fácil de sincronizar. A transmissão é um pouco mais longa nas duas primeiras mudanças e apresenta um novo pedal seletor para facilitar as mudanças. Além disso monta QuickShift semi-automático como padrão.

O chassis da Yamaha MT-09 2021 é completamente novo, fabricado através de um processo de fundição de alta tecnologia que permite formas muito leves e resistentes e permite a redução da parede interna da seção do chassi e do braço oscilante, também com um design totalmente novo e que abandona a forma curva para ganhar mais rigidez e reduzir 250gr. No total, o peso do chassi, sub-chassi e braço oscilante foi reduzido em 2,3 kg, enquanto a rigidez lateral foi aumentada em 50%.

A ciclística da Yamaha MT-09 2021 também sofreu evolução, talvez com menos alterações em comparação com a versão anterior. A nova MT-09 tem uma suspensão dianteira invertida KYB de 41 mm, ajustável em hidráulica e pré-carga. O amortecedor traseiro recebeu um novo design interno que melhora a dinâmica, além de reduzir o peso não suspenso.

Os travões da Yamaha MT-09 2021 apresentam uma bomba Nissin, pinças radiais Yamaha ( asmesmas que monta a Yamaha YZF-R1 ) e discos dianteiros duplos de 300 mm.
O design geral da Yamaha MT-09 2021 também é completamente novo, destacando uma ótica frontal totalmente nova acompanhada por duas faixas de luz e de tecnologia totalmente LED.

O chassi musculoso contrasta com um tanque de combustível refinado, bem como o banco do motorista agora mais fino para facilitar a ergonomia para mais usuários, mantendo o minimalismo típico da série MT.
Ajudas Electrónicas

- IMU de 6 eixos
- 3 Modos de condução
- Sistema de controle de tração de 3 modos (TCS)
- Sistema de controle de deslizamento (SCS)
- Sistema anti-wheelie (LIF)
- ABS e sistema de controle de travagem (BC)
- Painel TFT a cores de 3,5 “
- Iluminação LED
- Sistema de Quickshift (QSS)
A Yamaha MT-09 2021 estará disponivel a partir de março de 2021 en três cores: Storm Fluo, Icon Blue e Tech Black
FICHA TÉCNICA DE LA YAMAHA MT-09
MOTOR | |
Tipo de motor | Refrigerado por líquido, 4 tempos, 4 válvulas, 3 cilindros, DOHC |
Cilindrada | 890 cm³ |
Diámetro x curso | 78,0 × 62,1 mm |
Taxa de compressão | 11.5 : 1 |
Potência máxima | 87,5 kW (119,0 CV) a 10 000 rpm |
Par máximo | 93,0 Nm (9,5 kg-m) a 7000 rpm |
Sistema de lubrificação | Cárter húmido |
Tipo de embraiagem | Húmido, Multidisco |
Sistema de ignição | TCI |
Sistema de arranque | Eléctrico |
Sistema de transmissão | 6 velocidades |
Transmissão final | Corrente |
Consumo | 5.0 L/100 km |
CO2 emissões | 116 g/km |
Admissão | Injecção electrónica |
CHASIS | |
Tipo | Diamante |
Ángulo de direção | 25º |
Avanço | 108 mm |
Suspensão dianteira | Forquilha telescópica invertida regulável |
Suspensão traseira | Braço oscilante e monoamortecedor regulável |
Curso dianteiro | 130 mm |
Curso traseiro | 122 mm |
Travão dianteiro | Duplo disco, Ø 298 mm |
Travão traseiro | Disco único, Ø 245 mm |
Roda dianteira | 120/70 ZR17M/C (58 W) Tubeless |
Roda traseira | 180/55 ZR17M/C (73 W) Tubeless |
DIMENSÕES | |
Comprimento | 2,090 mm |
Largura | 795 mm |
Altura | 1,190 mm |
Altura del assento | 825 mm |
Distancia entre eixos | 1,430 mm |
Distancia mínima al solo | 140 mm |
Peso (incluidos depósito de óleo e depósito de combustivel cheios) | 189 kg |
Capacidade do depósito de combustível | 14 l |
MOVIE //youtu.be/TUQNl45Hzbo