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As novas Triumph Tiger 900 ao pormenor

Publicado por Standocasião há 11 meses

A Triumph lançou as novas Tiger 900, em três versões: Rally e Rally Pro; GT e GT Pro; e a base Tiger 900. Estes modelos pretendem ser uma referência no segmento trail, contando para isso com tecnologia avançada, nova atitude e estilo mais agressivo.

Estas novas motas fazem uso de um motor de três cilindros com uma cilindrada de 900 centímetros cúbicos. Face ao da Tiger 800, este tem mais dez por cento de binário, que atinge os 87Nm às 7.250 rotações por minuto.

Também a potência aumentou em toda a gama de rotações, num total de nove por cento mais no regime médio. O máximo anunciado é de 93,9cv, atingido às 8.750 rotações por minuto. O propulsor cumpre as normas de emissões Euro 5, contando com uma nova configuração de um dos radiadores por forma a otimizar o peso e reduzir o volume de refrigeração. A caixa de ar também é nova, facilitando o acesso ao filtro de ar.


Associada ao motor está uma embraiagem húmida multi-disco, ao passo que a transmissão consiste numa caixa de seis velocidades. De destacar ainda o sistema de escape em aço inoxidável do tipo 3-em-1, com um silenciador em aço inoxidável montado lateralmente.

Em termos de chassis, o quadro é uma estrutura em aço tubular, mais leve e de construção modular: o sub-quadro traseiro de alumínio está aparafusado. Ao nível de suspensões encontram-se diferenças entre as três Tiger 900 agora apresentadas:

  • Tiger 900: Forquilhas dianteiras Marzocchi não ajustáveis; amortecedor traseiro pressurizado a gás com ajuste de pré-carga manual
  • Tiger 900 GT: Forquilhas dianteiras Marzocchi ajustáveis manualmente em compressão e ressalto de amortecimento; amortecedor traseiro pressurizado a gás com ajuste manual de pré-carga e amortecimento de ressalto
  • Tiger 900 GT Pro: Forquilhas dianteiras Marzocchi ajustáveis manualmente em compressão e ressalto de amortecimento; amortecedor traseiro pressurizado a gás ajustável eletronicamente em pré-carga e ressalto de amortecimento
  • Tiger 900 Rally e Rally Pro: Forquilhas dianteiras Showa ajustáveis manualmente em pré-carga, ressalto e compressão de amortecimento; amortecedor traseiro pressurizado a gás ajustável em pré-carga e ressalto de amortecimento

Comum a todas as variantes é o sistema de travagem: compactas pinças monobloco Brembo Stylema com quatro pistões e dois discos flutuantes à frente; e disco e pinça deslizante Brembo com um pistão. Na Tiger 900 há sistema ABS, enquanto as Tiger 900 GT/GT Pro e Rally/Rally Pro dispõem de sistema ABS otimizado para as curvas.