Honda CB500X de 2021 - Novos Grafismos e Homologação EURO5

Publicado por Standocasião há 1 mês

No seguimento de uma renovação profunda em 2019, o modelo de aventura da Honda, apto para carta A2, recebe agora novos gráficos e três novos esquemas cromáticos, incluindo um toque da Africa Twin. A CB500X também tem homologação EURO5.

A CB500X – originalmente lançada em 2013 juntamente com a naked CB500F e a CBR500R de carenagem integral – é um modelo crossover de aventura e média cilindrada, muito divertido e de peso reduzido. É uma moto que, sem nenhum exagero cumpre o seu dever de forma suprema e competente e oferece uma utilização que se adapta a uma enorme diversidade de condutores.

O caráter utilitário da CB500X fica a dever-se a uma equação extremamente simples – um motor bicilíndrico vivo e comprovado, que debita um binário útil e de excelente tração logo desde baixa rotação – e também com excelentes capacidades em alta – juntamente com um chassis que oferece uma condução muito confortável, tanto em cidade, como em estrada aberta.

Este modelo sente-se igualmente à vontade nas deslocações casa-trabalho-casa e nas viagens de fim de semana. A suspensão de longo curso absorve as irregularidades da estrada e o guiador cónico de diâmetro diferenciado oferece uma posição de condução muito confortável, a direito e com um campo de visão bastante amplo. Por outras palavras, a CB500X é um verdadeiro modelo utilitário, adaptado a todas as situações, no verdadeiro significado da palavra.

Em 2016, na primeira atualização deste modelo, a CB500X recebeu um depósito de maior capacidade, mais proteção aerodinâmica e um para-brisas mais alto. Recebeu igualmente luzes de LEDs, forquilha dianteira com afinação da pré-carga da mola e afinação na manete de travão.

A sua evolução de 2019, com um estilo adventure mais sofisticado, um motor de melhores performances e uma série de melhoramentos ao nível da ciclística, asseguram que, apesar de a CB500X permanecer um modelo confiante nas suas capacidades abrangentes, o fator X está agora ainda mais em evidência.

O seu estilo de aventura está agora bastante mais apurado e é complementado por suspensões de longo curso, monoamortecedor de especificações elevadas, melhor ergonomia de condução e jante dianteira de 19 polegadas.

O motor de 35 kW da CB500X é compatível com a carta A2 e beneficia das atualizações introduzidas em 2019, ao nível da admissão, do escape e do comando das válvulas, que acrescentaram mais 4% de potência e de binário entre as 3.000 e as 7.000 rpm em relação ao modelo anterior e que foram acompanhadas por um escape de sonoridade melhorada e uma nova embraiagem assistida com função deslizante.

O painel de instrumentos LCD inclui um indicador de mudança engrenada e outro que mostra ao condutor quando deve engrenar uma mudança mais alta; toda a iluminação é de LEDs

Caraterísticas Principais

  • Estilo adventure mais forte e mais vincado
  • Novo guiador cónico de diâmetro diferenciado e direção de maior curso
  • Suspensão de maior curso e roda dianteira de 19 polegadas
  • Novo painel de instrumentos LCD, com indicadores de mudança engrenada e de mudança mais alta
  • Iluminação integral de LEDs
  • Motor bicilíndrico muito vivo, com arquitetura interna inspirada na CBR1000RR Fireblade de 2019
  • Potência e binário úteis em toda a faixa de rotação
  • Escape com duas saídas e sonoridade mais desportiva
  • Embraiagem assistida com função de escorregamento, facilita a engrenagem das mudanças mais altas e suaviza as reduções
  • Homologação EURO5

A CB500X de 2021 vai estar disponível em três novos esquemas cromáticos, cada um deles com um elegante subquadro traseiro a vermelho, num tributo à CRF1100L Africa Twin:

2021 Honda CB500X - Vermelho Grand Prix

2021 Honda CB500X - Preto Metalizado Mate Gunpowder

2021 Honda CB500X - Branco Pérola Metalloid

Especificações técnicas

MOTOR  
Tipo Bicilíndrico paralelo, arrefecimento por líquido
Cilindrada 471 cm³
Diâmetro e curso 67 x 66,8 mm
Relação de compressão 10,7 : 1
Potência máxima 35 kW às 8.500 rpm
Binário máximo 43 N·m às 6.500 rpm
Capacidade de óleo 3,2 L
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL  
Alimentação PGM FI
Capacidade do depósito de combustível 17,5 L (incluindo reserva)
Consumo de combustível (método WMTC) 27.8 litros (3,59 l/100 km)
SISTEMA ELÉTRICO  
Capacidade da bateria 12 V 7,.4 AH
Potência do alternador 25A/2.000 rpm
TRANSMISSÃO  
Tipo de embraiagem Húmida, multi-discos
Tipo de caixa 6 velocidades
Relação de transmissão final Por corrente
QUADRO  
Tipo Diamante em aço
CICLÍSTICA  
Dimensões (C x L x A) 2.155 x 825 x 1.410 mm (para-brisas baixo) 1.445 mm (para-brisas alto)
Distância entre eixos 1.445 mm
Ângulo da coluna da direção 27,5 graus
Eixo de arraste (trail) 108 mm
Altura do banco 830 mm
Altura ao Solo 180 mm
Peso em ordem de marcha 197 kg
SUSPENSÃO  
Dianteira Forquilha telescópica convencional de 41 mm e regulação da pré-carga
Traseira Mono-amortecedor Pro-Link com 5 níveis de regulação da pré-carga e braço oscilante de tubos quadrados em aço
JANTES  
Dianteira Alumínio fundido, raios múltiplos
Traseira Alumínio fundido, raios múltiplos
Dimensão da Jante Dianteira 19 X MT2,5
Dimensão da Jante Traseira 17 x MT4,5
Pneu Dianteiro 110/80R - 19M/C (piso misto On-off)
Pneu Traseiro 160/60R - 17M/C (piso misto On-off)
TRAVÕES  
Tipo de ABS 2 canais
Dianteira Um disco ondulado de 310 mm, pinça de 2 êmbolos
Traseiro Um disco ondulado de 240 mm, pinça de 1 êmbolo
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉCTRICO  
Instrumentos Velocímetro digital, conta-rotações digital de barras, dois conta-quilómetros parciais, indicador digital de nível e de consumos de combustível, relógio digital e indicador digital de mudança engrenada
Sistema de segurança HISS (Honda Ignition Security System - Sistema Imobilizador Honda)
Farol Médio, 4,8 W. Máximo, 12 W LEDs

 

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