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Renovado Kia Stonic com tecnologia mild hybrid e versões inéditas

Publicado por Standocasião há 1 mês

Está prestes a chegar a Portugal o revisto Kia Stonic, que a marca coreana assume não ter recebido qualquer alteração ao nível do estilo, tanto exterior como interior, por considerar que este se mantém plenamente actual e continua a ser um dos principais factores de sucesso do modelo. Assim sendo, a renovada gama de motores, o progresso registado do domínio da segurança e os melhoramentos operados em termos de equipamento, inclusivamente com a introdução de duas novas versões, são as áreas em que se registam as maiores novidades.


No que à oferta de motores diz respeito, todos a gasolina, a par da revista unidade 1.2 de 82 cv e 118 Nm de acesso à gama, é disponibilizado o três cilindros turbo 1.0 T-GDi nova geração, com distribuição variável CVVD, 100 cv e 172 Nm, assim como  a sua versão com tecnologia mild hibryd, com sistema eléctrico de 48 Volt e bateria de polímero de iões de lítio, capaz de debitar 120 cv. Propulsor que tanto pode ser combinado com a caixa manual iMT com embraiagem pilotada e seis velocidades (aqui debitando 172 Nm), ou com a caixa pilotada 7DCT de dupla embraiagem e sete relações (neste caso debitando 200 Nm).


No capítulo dos sistemas avançados de assistência à condução, todas as versões do Stonic passam a contar, de série, com travagem autónoma de emergência com alerta de colisão frontal e reconhecimento de peões ciclistas, assistente à manutenção na faixa de Rodagem, alerta de atenção do condutor e assistente de engarrafamento.


Ao mesmo tempo, o mais acessível dos SUV da Kia passa a oferecer diferentes opções de personalização, graças às novas cores, e às correspondentes combinações cromáticas para a carroçaria e tejadilho, bem como a jantes de novo desenho. No interior, a grande novidade é o sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 8”, com navegação incluída no nível GT-Line.


Outras das principais novidades do renovado Stonic é a articualação da gama entre três níveis de equipamento, o conhecido Drive (motor 1.0 T-GDi de 100 cv), e dois inéditos: a série especial “by Fila”, exclusiva do mercado português e limitada a duzentas unidades (motor 1.2 de 82 cv);  e a oferta de topo GT-Line (motor 1.0 T-GDi MHEV de 120 cv). No caso do Stonic “by Fila”, distinguem-no a dotação de equipamento específica, as jantes em liga de 16” exclusivas e a oferta aos seus compradores de um exclusivo kit de boas vindas da Fila.


Já o nível GT-Line é caracterizado, no exterior, pelo pára-choques dianteiro redesenhado, com luzes de nevoeiro por LED integradas, três tomadas de ar especificas e faixa decorativa metalizada no rebordo inferior; pela grelha com decoração específica; pelas caixas dos espelhos em preto; pelas ópticas dianteiras integralmente por LED; pelo pára-choques traseiro mais proeminente; pelo portão traseiro com deflector integrado e emblema GT Line; e pelas jantes de 17” de desenho exclusivo. Já no habitáculo, a diferença é ditada pelo revestimento a imitar fibra de carbono aplicado no tablier; pelos bancos específicos, com revestimento em tecido e pele sintética e costuras contrastantes em branco; e pelo novo volante com secção inferior plana, revsetido a pele perfurada e com logótipo GT Line.


O modelo será lançado no mercado português no final do presente mês de Dezembro, na versão Stonic “by Fila”, disponível por €15 290, e na versão Stonic Drive, proposta por €17 590 (sendo o único opcional disponível para ambas a pintura metalizada, por €390), estando a chegada do Stonic GT-Line agendada para Janeiro próximo. Para o renovado Stonic, o importador nacional da Kia desenvolveu, igualmente, com o Santander Consumer Finance, um novo produto financeiro, denominado OPT4, que oferece rendas a partir de €135/mês na aquisição de um veículo novo, e quatro opções no final do contrato: troca por uma viatura nova com novo financiamento, e devolução da anterior; pagamento da renda final, traduzida na aquisição da viatura; refinanciamento da última renda e prolongamento do crédito até à aquisição do veículo; devolução do veículo, assim se liquidando a renda final.


Autor: António de Sousa Pereira, Absolute Motors.

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