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Nova Yamaha Tracer 9 – Mais potência, menos peso e maior versatilidade

Publicado por Standocasião há 1 semana

Estradas da Vida

"Estradas da vida" é o conceito central por trás do segmento Sport Touring da Yamaha. Tem como objetivo reunir todos os tipos de motociclistas que procuram o mesmo objetivo. Novas estradas para explorar. Novas memórias para criar. Poucas outras formas de transporte pessoal oferecem a sensação de total liberdade vivida em cada viagem de moto. E nenhum outro veículo se aproxima da emoção das duas rodas.

Cada modelo Sport Touring foi concebido para proporcionar uma escapadela instantânea e acessível do mundo do dia-a-dia, dando a cada pessoa a oportunidade de limpar a sua mente e apreciar as maravilhas do ambiente natural. Agora, mais do que nunca, todos precisamos de conseguir espairecer mesmo que por pouco tempo e criar um novo mundo onde assumimos o controlo do nosso destino e vivemos a vida ao máximo.

As Estradas da Vida estão à espera de ser exploradas, as memórias duradouras estão prontas para serem criadas e certamente a oportunidade de fazer amigos ao longo do caminho. Com uma escolha de modelos com duas rodas e três rodas, o dinâmico segmento Sport Touring Yamaha tem o poder de mudar a forma como vivemos as nossas vidas ao tornar os lugares distantes mais acessíveis a todos.

Tracer 900 original: o equilíbrio perfeito entre o desporto e o passeio

Em 2015, a primeira Yamaha Tracer 900 chegou à Europa e mudou a forma como muitos motociclistas encaravam a classe Sport Touring. Com o desempenho entusiasmante de uma moto desportiva, a par de uma impressionante capacidade para turismo de longa distância, além de uma vocação especial para as deslocações urbanas, a Tracer 900 original revelou-se um grande sucesso ao atrair muitos novos clientes de todas as idades e com diferentes experiências de vida.

Seguida por um modelo EU4 de segunda geração em 2018, a Tracer 900 estabeleceu-se como a moto número um na classe Sport Touring, vendendo três vezes mais unidades do que a sua rival mais próxima em 2019. Esta moto altamente adaptável é agora considerada por muitos como a verdadeira Sport Touring e é um dos modelos mais importantes da gama da Yamaha.

A novíssima TRACER 9: Máxima versatilidade desportiva

Cinco anos após o lançamento do modelo original, a Yamaha criou versões totalmente novas destas motos polivalentes, concebidas para reafirmar a posição do modelo Sport Touring favorito da Europa e atrair uma nova geração de motociclistas para esta categoria.

Mais leve, mais potente, extremamente versátil e agora equipada com a tecnologia mais sofisticada e inovadora num modelo Sport Touring, as novas TRACER 9 e TRACER 9 GT mantêm-se fiéis à filosofia "Coração desportivo, alma de turismo" que fez delas as melhores da sua classe. Com níveis de desempenho cada vez mais elevados e emocionantes , a par de capacidades de moto de turismo melhoradas e especificações gerais mais elevadas, estas novas motos oferecem a máxima versatilidade desportiva.

Novo motor EU5 de 890 cc CP3: Mais emocionante, mais capaz, mais versátil

A novíssima TRACER 9 conta com um motor com tecnologia de planos cruzados CP3 de 890 cc totalmente reformulado que é mais leve, mais potente e mais avançado do que o grupo motopropulsor original que mudou para sempre a imagem da classe Sports Touring. A nossa arquitetura CP3 assenta as bases de um motor totalmente novo.

Integralmente em conformidade com a norma EU5, o novo e sofisticado motor de 3 cilindros em linha conta com uma maior capacidade de 890 cc graças um aumento de 3 mm no diâmetro do cilindro. Este significativo aumento de cilindrada contribui para um aumento de 7% de saída de binário. Uma característica chave do novo motor de maior capacidade é esta saída de binário bastante superior de 9,5 kg-m/93 N.m, disponível das 7000 rpm – 1500 rpm mais abaixo na gama de rotações do que anteriormente, para uma aceleração excecional e ultrapassagens rápidas. Além deste aumento acentuado do binário linear, a potência de saída do motor de 890 cc de maior capacidade aumenta para 119 CV às 10.000 rpm, 4 CV mais do que anteriormente, o que faz dela uma das mais emocionantes, capazes e versáteis motos na sua classe.

Famosa pelo seu binário linear, pela sua excelente fiabilidade e incrível versatilidade, que permite aos condutores desfrutarem ao máximo de cada situação, desde estradas de montanha sinuosas até autoestradas rápidas e abertas, e ruas urbanas movimentadas, o motor CP3 original tornou-se um dos designs de maior sucesso na história de 65 anos da Yamaha. O novo motor da TRACER 9, mais rápido, mais potente e mais avançado, é um sucessor digno do original e, apesar do aumento de capacidade, pesa menos 1700 g que o design anterior, o que contribui para o aumento da agilidade e da versatilidade de condução da nova moto.

Novo quadro Deltabox em alumínio fundido por enchimento controlado: Manobrabilidade mais desportiva, maior estabilidade

Mais leve, mais compacto e com melhor manobrabilidade, o novo quadro Deltabox em alumínio fundido por enchimento controlado da TRACER 9 CF foi concebido para proporcionar a máxima versatilidade desportiva com um excelente conforto, o que faz deste o tipo de moto que está pronto para mudar de carácter e adaptar-se ao estado de espírito do condutor.

Outra melhoria importante para 2021 é o reposicionamento do novo motor CP3 de 890 cc, que está agora montado num ângulo mais vertical de 52,3º, em comparação com os 47,5º do modelo anterior. Estas alterações melhoram o equilíbrio geral do quadro leve em alumínio fundido por enchimento controlado para proporcionar um maior grau de feedback da superfície na secção dianteira, bem como uma maior sensação de tração dianteira em curva.

Maior braço oscilante de elevada rigidez: Maior estabilidade, agilidade desportiva

Para estar à altura da maior rigidez do novo quadro e do design mais compacto, a TRACER 9 está equipada com um braço oscilante leve em alumínio totalmente reformulado que roda dentro da estrutura exterior do quadro, em contraste com os pontos de rotação externos do modelo anterior. Apesar de ter um design com uma aparência muito semelhante ao utilizado na MT-09, o braço oscilante da TRACER 9 é 60 mm mais comprido, o que proporciona uma distância entre eixos de 1.500 mm, a mesma da Tracer 900 anterior.

Capacidade total para 3 malas: maior flexibilidade e versatilidade

Para otimizar a sua versatilidade e a capacidade para as viagens de turismo, o novo modelo foi concebido para levar um total de três malas rígidas, o que permite à TRACER 9 deslocar-se com qualquer combinação de malas laterais e mala superior. O sistema "Floating Stay" é utilizado para as malas laterais e, assim, melhorar a estabilidade a alta velocidade e isolar o movimento da bagagem na moto, com um barra de apoio única envolvente a facilitar a montagem de uma mala superior. Com menor peso e maior resistência, o novo quadro suporta uma carga total de pessoas e bagagens de 193 kg, um aumento de 7% na capacidade de carga.

Ajudas eletrónicas à condução líderes na sua classe: Unidade IMU de 6 eixos para proporcionar o máximo nível de controlo

Desenvolvida originalmente para a R1, e anteriormente indisponível na categoria Sport Touring, a Unidade de medição da inércia (IMU) de 6 eixos da Yamaha mede permanentemente a aceleração nas direções frente-trás, cima-baixo e esquerda-direita, bem como a velocidade angular nas direções de inclinação, oscilação e guinada da máquina da TRACER 9.

Desde a sua apresentação na R1 em 2015, esta IMU de 6 eixos tem sido desenvolvida e a unidade que equipa a nova TRACER 9 é agora 50% menor e 40% mais leve. Este dispositivo IMU de alta tecnologia envia permanentemente dados para a ECU, que calcula todos os dados em tempo real, e regula eficazmente o Sistema de controlo de tração (TCS) da nova TRACER, bem como o Sistema de controlo de tração (SCS), o Sistema de Controlo de Elevação (LIF) da roda dianteira e o Sistema de controlo de travão (BC).

Sistema de controlo de tração (TCS)

Se for detetada qualquer perda potencial de tração no pneu traseiro durante a aceleração, os dados da IMU informam a ECU para ativar o TCS sensível à inclinação e restringir momentaneamente a força motriz, até ser eliminada a derrapagem da roda traseira. Este sistema inteligente intervém em três níveis crescentes à medida que o ângulo de inclinação aumenta, o que dá ao condutor da TRACER 9 a confiança acrescida nas acelerações em superfícies molhadas ou escorregadias.

Sistema de Controlo do Escorregamento da Embraiagem (Slide Control System – SCS)

Quando os dados da IMU preveem uma derrapagem lateral do pneu traseiro, a ECU ajusta os níveis de potência em conformidade até ser assegurada a estabilidade total. O SCS pode ser definido em qualquer um dos três níveis de intervenção, e desligado quando for necessário.

Sistema de controlo de elevação (LIF) da roda dianteira

O LIF permite ao condutor manter um elevado grau de controlo do quadro durante uma aceleração agressiva ao ajustar a taxa de elevação da roda dianteira quando é sentida pela IMU. Tal como acontece com o SCS, o sistema LIF tem três níveis de intervenção selecionáveis, e também pode ser desligado pelo condutor.

Três definições do modo TCS/SCS/LIF

Para compreender e operar facilmente todo o sistema, o condutor da TRACER 9 tem três definições de modo à sua disposição. No Modo 1 o TCS, o SCS e o LIF estão predefinidos para o nível 1, o nível de menor intervenção, concebido para permitir uma condução desportiva e agressiva. Quando é selecionado o Modo 2, o TCS, o SCS e o LIF estão predefinidos no nível 2, uma intervenção moderada adequada a uma grande variedade de condições diferentes. Por fim, o Modo 3 é a opção de definição manual que permite ao condutor selecionar qualquer combinação das 3 definições de TCS, das 3 definições de SCS e desligado, e das 3 definições de LIF e desligado, o que oferece 48 combinações diferentes.

Sistema de controlo de travão (BC)

A TRACER 9 também está equipada com um sistema de controlo de travão (BC) de 2 modos que proporciona uma maior estabilidade do quadro nas situações de travagem de emergência. Os dados da IMU são analisados permanentemente e, quando o condutor aplica pressão excessiva no travão dianteiro ou traseiro, a pressão é modulada automaticamente pelo sistema BC.

O condutor pode selecionar um de dois modos: BC1 é o modo ABS ativo padrão que evita o bloqueio das rodas nas travagens de emergência em situação vertical e em linha reta. Quando definido como BC2, o sistema oferece um nível de intervenção ainda maior ao controlar a pressão do travão quando a IMU deteta que o quadro pode ficar instável em situações como a travagem repentina a meio de uma curva.

D-Mode Yamaha: Quatro modos de funcionamento para cada situação

O D-Mode da Yamaha oferece ao condutor da TRACER 9 um total de quatro modos de funcionamento para se adequar à maior variedade de situações de condução da Sport Touring, uma mais do que o modelo anterior. O Modo 1 oferece uma resposta mais precisa e agressiva do motor, o Modo 2 é a definição versátil para várias situações, o Modo 3 oferece um caráter mais suave, ideal para uma condução descontraída e o novo Modo 4 é perfeito para a condução em piso molhado.

Controlo da velocidade de cruzeiro: Desfrute mais das viagens mais longas

A TRACER 9 está agora equipado de série com um sistema de Controlo da velocidade de cruzeiro semelhante ao utilizado no modelo GT anterior, que torna as viagens mais longas ainda mais relaxantes e agradáveis.

O Controlo da velocidade de cruzeiro pode ser ativado quando conduz a partir de 50 km/h e a partir da 4 ª velocidade. Depois de definida uma velocidade, pode ser ajustada para cima e para baixo em incrementos de 2 km/h com um único toque do interruptor ou mantendo-o pressionado continuamente. O sistema pode ser desativado imediatamente através da utilização dos travões, ou da embraiagem ou ainda ao rodar o acelerador para a frente com o acelerador fechado.

Novo sistema de abastecimento: Maior autonomia de mais de 350 km com uma performance ainda mais potente

Outra alteração importante para 2021 é o sistema de alimentação de combustível da TRACER 9, que conta com injetores de combustível montados no lado da válvula do acelerador, quando anteriormente estavam montados diretamente na cabeça do cilindro. A par da utilização de novos componentes internos do motor, o novo design do sistema de combustível aumenta a eficiência de combustão e ajuda conseguir um aumento notável de 9% na poupança de combustível. Assim, esta Sport Touring conta uma maior autonomia de mais de 350 km graças ao maior depósito de combustível de 18 litros, sem aumentar o peso.

Acelerador APSG ride-by-wire: Maior sensibilidade e fiabilidade

O controlo eletrónico do acelerador Yamaha (YCC-T) da TRACER 9 conta com uma tecnologia altamente sofisticada desenvolvida para a R1M sob a forma de um novo punho com sensor de posição do acelerador (APSG) – o sistema de acelerador "ride-by-wire" contribui para a redução global do peso da moto, e melhora a sensação e a fiabilidade.

Novos sistemas de admissão e escape de maior eficiência: menos peso, mais emoções!

A folha de especificações técnicas de cada moto diz muito sobre o seu desempenho, mas só os números não contam a história toda. O motor CP3 é famoso pela sua combinação contagiante de binário linear e um som do escape apelativo. Além disso, os designers da Yamaha empenharam-se para tornar toda a experiência de condução TRACER 9 ainda mais emocionante a todas as velocidades.

A TRACER 9 está equipada com um novo escape tipo "câmara 1,5" com saídas de escape duplas. A par do coletor em aço inoxidável com um novo design, todo o sistema de escape pesa menos 1400 g que o anterior, o que contribui significativamente para a centralização da massa proporcionando uma manobrabilidade mais ágil.

Transmissão refinada com embraiagem A&S melhorada: Melhor sensação, mudanças de velocidade mais suaves

A TRACER 9 está equipada com relações de transmissão ligeiramente mais altas em 1 ª e 2 ª velocidades que acompanham o maior débito de binário a baixas rotações do novo motor. E para desfrutar de mudanças de velocidades mais suaves, a forquilha das mudanças foi reformulada. Também foram feitas alterações à embraiagem A&S, incluindo a utilização do novo material nos discos de fricção e a revisão do ângulo da cames para proporcionar uma atuação mais leve da manete e desfrutar de um comportamento mais suave do quadro nas reduções de transmissão, o que resulta numa condução mais suave, mais fácil e mais gratificante.

Suportes de motor específicos do modelo: maior estabilidade com carga máxima

Apesar de o design global do quadro da TRACER 9 utilizar a MT-09 como base, os engenheiros da Yamaha desenvolveram uma gama de componentes específicos do modelo que fazem um importante contributo para conseguir uma excelente estabilidade em linha reta e agilidade em curva quando tem carga máxima.

Os suportes de motor específicos do modelo para a TRACER 9 foram desenvolvidos com base no conceito Kanno Hyoka , ou seja, avaliar o desempenho da moto baseado nas perceções e nos comentários dos condutores dos test-drives. Com uma construção mais espessa exclusiva da TRACER 9, os suportes de montagem do motor do lado esquerdo e direito, bem como a montagem superior, asseguram que o papel do motor como elemento de esforço ajuda a criar um excelente equilíbrio de rigidez para otimizar a performance de manobrabilidade, mesmo quando transporta um passageiro e três malas rígidas.

Design de nova geração: Estilo da carenagem ágil, compacta e minimalista

Com uma carenagem totalmente redesenhada, a novíssima TRACER 9 pretende basear-se no fantástico sucesso da Sport Touring mais vendida na Europa ao oferecer um pacote ainda mais desportivo, dinâmico e versátil.

Foi dada especial atenção à disposição e à forma do sistema de bagagem de 3 malas, com o design geral das malas laterais e superior a servir de complemento ao carácter dinâmico e desportivo da moto.

Uma característica chave da nova TRACER 9 é a silhueta em "seta" formada pelo parabrisas, pela carenagem dianteira e pela cobertura do depósito de combustível, que confere um novo aspeto dinâmico e funcional. Os novos faróis LED "twin-eye" compactos de foco único, a par da iluminação LED em todas as partes e nos indicadores TFT gémeos, reforçam o aspeto avançado tecnologicamente da moto e sublinham o conjunto de especificações de alta qualidade da TRACER 9.

 Iluminação LED completa em todo o lado: excelente visibilidade com um novo estilo dinâmico

Os novos faróis LED "twin-eye" ocultos de foco único estão encastrados na carenagem dianteira aerodinâmica para conferir a esta Sport Touring de nova geração um novo aspeto arrojado e distinto, que sublinha o carácter verdadeiramente dinâmico e desportivo. Uma unidade de farol LED projeta o feixe de médios, enquanto a outra unidade projeta o feixe de máximos. Foram concebidos para proporcionar uma excelente iluminação para a frente com uma dispersão de luz uniforme que é suave nas margens, pelo que é menos agressiva para os olhos do condutor. A nova frente dinâmica conta ainda com luzes de presença duplas LED que reforçam a presença imponente da TRACER 9.

O novíssimo design dos farolins traseiros LED representa intrinsecamente a TRACER. Conta com vidros interiores com um corte especial que projeta uma luz traseira e de travagem mais suave com um efeito tridimensional para sublinhar o estilo ultramoderno da moto. A iluminação integralmente em LED é complementada com piscas em LED compactos e leves.

Dois identicos indicadores TFT a cores de 3,5 polegadas: Informação clara e completa

Os novíssimos e identícos indicadores TFT multifunções de 3,5 polegadas apresentam dados extremamente claros e contam com uma interface intuitiva que separa as informações de funcionamento críticas das informações operacionais funcionais.

As informações de funcionamento importantes são apresentadas no ecrã da esquerda, incluindo um tacómetro tipo barra multicolor, em que as cores mudam à medida que as rotações aumentam, bem como um velocímetro digital, o nível de combustível, a velocidade engrenada e o indicador do modo TCS. O ecrã da esquerda pode ser mudado para o modo TCS e para o ecrã de definições, o que permite ao condutor selecionar o modo de intervenção pretendido das ajudas eletrónicas à condução. Por outro lado, o ecrã da direita está dividido em quatro secções, com cada uma a apresentar uma série de informações, como conta-quilómetros, os conta-quilómetros parciais 1 e 2, temperatura e muito mais.

Jantes Yamaha ultraleves, forjadas por rotação : Maior agilidade e manobrabilidade mais leve

As jantes SpinForged de 10 raios e os eixos de grande diâmetro equipados na nova TRACER 9 são agora 700 g mais leves. Esta grande redução no peso não suspenso dá um contributo positivo para a condução ágil, a direção leve e as características de suspensão reativa da moto.

 Afinações da suspensão otimizadas: Suave, estável e confortável

Com total ajustabilidade para permitir a rápida configuração para se adaptar às condições de condução existentes e ao peso carregado, a nova suspensão dianteira de 41 mm de elevada especificação da TRACER 9 é 30 mm mais curta do que o design anterior para se adaptar à coluna de direção mais baixa no quadro em alumínio fundido de enchimento controlado.  

Com um amortecedor traseiro regulável, o sistema de suspensão traseira conta com uma nova ligação, reformulada para aumentar a eficiência do espaço e também para coincidir com o design de quadro e braço oscilante revistos.

Posição de condução dominante: Ajustável a diferentes condutores e situações de condução

A posição de condução espaçosa e dominante da TRACER 9 assegura os níveis de conforto mais elevados. A ergonomia pode ser ajustada facilmente para se adequar a diferentes estilos de condução e físicos. O assento do condutor desenvolvido recentemente está montado numa posição 15 mm mais baixa do que no modelo anterior. Conta com um simples regulador de altura de duas posições sem ferramentas. Podem ser feitas mais alterações à ergonomia ao ajustar os poisa-pés 15 mm para cima ou para baixo. A posição do guiador também pode ser movida 9 mm para a frente e 4 mm para cima ao inverter a direção dos fixadores do guiador, o que oferece um total de 8 posições de condução diferentes.

Parabrisas totalmente ajustável de grande dimensão: maior conforto, menor fadiga

Para aumentar a proteção do vento e reduzir a fadiga causada pela turbulência nas viagens longas, a TRACER 9 está equipada com um grande ecrã que pode ser ajustado um total de 50 mm através de 10 incrementos de 5 mm. As proteções traseiras compactas e leves do guiador também ajudam a proteger contra o vento e as condições climatéricas.

Êmbolo da bomba principal do travão radial dianteiro do tipo R1: Mais potência com controlo linear

A TRACER 9 foi fabricada com uma muito elevada especificação de série, com o novo modelo de 2021 a ser a primeira Sport Touring Yamaha de sempre a estar equipada com um travão dianteiro com um cilindro principal radial tipo R1. Fabricado pela Nissin, este sistema de travagem da classe Supersport de alta tecnologia conta com um êmbolo que se move numa direção paralela à do curso da alavanca de travagem, o que oferece uma sensação de travagem mais linear e um maior grau de controlo ao condutor.

Novos pneus Battlax T32: Excelente desempenho em seco e molhado

A Yamaha e a Bridgestone desenvolveram em parceria os novos pneus Battlax T32 Sport Touring especificamente para a TRACER 9. Os objetivos de desenvolvimento eram criar um novo pneu que oferecesse um excelente desempenho em seco e molhado, a par de uma excelente durabilidade e um forte desempenho em linha reta, qualidades à altura do carácter versátil desta nova Sport Touring. A combinação de um 120/70ZR17 dianteiro e um 180/55ZR17 traseiro proporciona uma boa resposta com uma sensação de grande precisão para o condutor da TRACER 9 desfrutar da máxima versatilidade desportiva, independentemente das condições climatéricas.

Cores, disponibilidade e preço da TRACER 9

A nova TRACER 9 estará disponível em duas novas cores. Redline é um acabamento arrojado a vermelho brilhante que complementa o carácter desportivo da moto, enquanto o acabamento Tech Kamo conta com cores verdes e cinzentas para criar uma aparência poderosa e madura que reflete as capacidades de longa distância da moto.

As entregas aos concessionários na Europa começarão em março de 2021. Os preços variam consoante o país, contacte o distribuidor Yamaha no seu país para obter mais informações.

Especificações Técnicas

Motor

  • Tipo de motor  Refrigeração líquida, 4 tempos, 4 válvulas, 3 cilindros, DOHC
  • Cilindrada  890
  • Diâmetro x curso  78 x 62,1 mm
  • Taxa de compressão  11.5:1
  • Potência máxima  87,5 kW (119 PS) a 10.000 rpm
  • Binário máximo  93 Nm (9,5 kg-m) a 7000 rpm
  • Sistema de lubrificação  Cárter húmido
  • Tipo de embraiagem  Húmida, Multidisco
  • Sistema de ignição  TCI
  • Sistema de arranque  Eléctrico
  • Sistema de transmissão  Sincronizada, 6 velocidades e marcha-atrás
  • Transmissão final  Corrente
  • Consumo de combustível  5.0 L/100km
  • emissões CO2  116 g/km
  • Alimentação  Injeção de Combustível

Chassis

  • Quadro  Diamante
  • Ângulo do avanço de roda  25° 00’
  • Trilho  108 mm
  • Sistema de suspensão dianteira  Forquilha telescópica
  • Sistema de suspensão traseira  Braço oscilante
  • Curso dianteiro  130 mm
  • Curso traseiro  122 mm
  • Travão dianteiro  Hidráulico, dois discos, Ø298 mm
  • Travão traseiro  Hidráulico, um disco, Ø245 mm
  • Pneu dianteiro  120/70Z R17 M/C (58 W) (sem câmara)
  • Pneu traseiro  180/55Z R17 M/C (73 W) (sem câmara)

Dimensões

  • Comprimento total  2175 mm
  • Largura total  885 mm
  • Altura total  1430 mm - 1470 mm
  • Altura do assento  810 mm - 825 mm
  • Distância entre eixos  1500 mm
  • Distância mínima ao solo  135 mm
  • Peso (incluindo óleo e gasolina)  213 kg
  • Capacidade Dep. Combustível  19 l
  • Capacidade Dep. Óleo  3,5 l

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