Galp

Aprilia revela novo projecto de 3 Rodas concorrente da Yamaha Niken

Publicado por Standocasião há 2 meses

A Piaggio tem sido precursora do conceito de 3 rodas ao qual a Yamaha tem vindo também a lançar os seus modelos, primeiro a Tricity 125, num segmento onde as MP3 da Piaggio não competem e este ano com a Tricity 300 que rivaliza directamente com as MP3 de cilindrada mais baixa.

A Yamaha foi entretanto mais longe com o conceito revolucionário da sua Niken,  que utiliza um motor CP3 de 900cc, o mesmo das Yamaha MT-09 estando no entanto homologada como moto de 3 rodas e não como triciclo.

Suspensões Yamaha Niken

De acordo com um artigo da MCN parece ser que entretanto o Grupo Piaggio tem vindo a desenvolver um novo projecto em torno do conceito 3 rodas mas com um motor de maior cilindrada, próximo dos 900 c, que deriva directamente da Aprilia Mana, moto dotada de caixa automática que nunca foi um sucesso comercial mas que num contexto “3 rodas” poderá encontrar maior enquadramento e aceitação do mercado.

Suspensão Piaggio MP3

De acordo com os desenhos agora revelados, que parecem ser relativos a um nova patente, podemos observar um sistema dianteiro semelhante ao utilizado nas actuais MP3 da Piaggio,  o sistema é constituído por duas ligações paralelas, uma por cima da outra, com cabeças giratórias nas extremidades o que permite que as mesmas possam girar e acompanhar a inclinação da moto.

Ao contrário do sistema da MP3 e mesmo dos sistemas das Yamaha, este novo sistema conta com duas peças curvas em alumínio fundido, uma em cada lado, e com 4 elementos laterais de ligação base conectados a um amortecedor, tal como verificamos em muitas suspensões de automóveis.

Aprilia Mana 850

O registo da patente  refere que este sistema é mais simples e melhor que os adoptados pelas MP3 da Piaggio e pela Niken da Yamaha , substancialmente mais económico que as suspensões duplas da Niken, produzindo menos fricção e reduzindo o desgaste e a necessidade de manutenção.

O sistema de suspensão adoptado, do tipo “wishbone”,  permite uma maior liberdade no encaixe da sua geometria e do seu funcionamento, permitindo um maior angulo de “camber” das rodas ( inclinação ) quando a suspensão se comprime durante a travagem, aumentando a aderência e a segurança do conjunto.

Aprilia Mana com suspensões MP3 - Projecto da nova 3 Wheeler Aprilia

Cada lado conta com um amortecedor dedicado montado entre as 4 ligações e por sua vez ligado à peça curva de alumínio fundido.  Embora as ilustrações sejam meros projectos em papel , a precisão das mesmas revelam que do papel à realidade física um protótipo pode estar para breve, tirando certamente partido do desenvolvimento realizado no passado e da tecnologia da descontinuada Aprilia Mana que, com o seu motor de 839cc, contava com uma caixa de transmissão variável, tipo scooter, e também automática com a possibilidade de ser utilizada em modo sequencial de 7 velocidades.

Aguardemos mais notícias sobre este projecto em desenvolvimento

Anuncios Recentes

Ver Todos