A Honda completa a sua gama para 2021 com uma série de actualizações na Gold Wing
há 1 semanaA Honda Gold Wing – o modelo turístico de ponta da marca – recebeu uma atualização completa em 2018, com uma redução radical de peso, suspensão dianteira de duplos braços, novo motor de seis cilindros horizontalmente opostos e caixa DCT de 7 velocidades. Para 2021, recebe um sistema áudio melhorado e altifalantes de qualidade ainda maior. Este modelo simbólico e sempre considerado como o "modelo das novas tecnologias" oferece as mais recentes funcionalidades, com recursos de ponta que vão desde um ecrã TFT de 7 polegadas, navegação por bússola giroscópica, protocolos Apple CarPlay ™ e Android Auto ™, para-brisas elétrico, sistema Smart Key, 4 modos de condução e sistema HSA de arranque em subida. O ano de 2021 regista também a chegada de um novo esquema cromático contemporâneo.

Desde a sua introdução como uma moto naked de 1.000 cm³ em 1975, a Honda Gold Wing sempre representou a opção mais evoluída para quem pretende viajar em duas rodas. E este é um modelo que tem uma história e um percurso muito próprios, tendo crescido ao longo das décadas, tanto em tamanho, como em cilindrada; todas as versões serviram para dar a este modelo uma reputação sem paralelo no mundo das duas rodas, quer em termos de luxo e de qualidade, como de conforto sem precedentes.
Em 2018 e como resposta à opinião dos utilizadores e ao próprio mercado de duas rodas, este modelo sofreu uma atualização radical em relação ao que tinha sido a sua trajetória tradicional de evolução até então. As novas GL1800 Gold Wing e Gold Wing Tour* tomaram uma nova direção e, numa renovação abrangente, ficaram ainda mais elegantes, mais leves e mais ágeis – no fundo, uma moto ainda mais fácil e dócil – acrescentando também uma série de novas funcionalidades que ajudaram a cimentar a sua reputação como "montra tecnológica", disponibilizando também a opção de transmissão de dupla embraiagem (DCT) de 7 velocidades.

Com tudo isto, a Gold Wing ficou bastante mais atraente, apelando assim a toda uma geração de motociclistas mais novos que, porventura, podiam nem ter considerado este modelo – ou até nem sequer estariam conscientes de todas as suas funcionalidades e potencialidades. Em 2020, as melhorias introduzidas nas suspensões e na capacidade de manobra a baixa velocidade complementaram ainda mais o fantástico motor de seis cilindros opostos deste modelo turístico premium da Honda.
Para 2021, a Gold Wing recebe um sistema áudio melhorado e um novo esquema cromático, consolidando ainda mais a sua atração.
Generalidades do modelo
Na renovação de 2018, o motor e a parte ciclística da Gold Wing foram desenhados ao mesmo tempo, com uma posição de condução mais avançada, numa moto bastante mais compacta. O quadro em traves de alumínio foi construído com base numa forquilha dianteira, o que permite colocar o motor em posição ainda mais avançada – porque a roda dianteira tem um movimento ascendente e descendente mais vertical – enquanto oferece toda a estabilidade e controlo de elevada qualidade caraterísticos deste tipo de suspensão, graças também à sua rigidez e menor atrito.

Com otimizações de tamanho, o novo motor de seis cilindros opostos e 24 válvulas mantém toda a sua potência e binário, com uma entrega exemplar e brilhante. A inclusão de um sistema TBW de acelerador eletrónico oferece 4 modos de condução: TOUR, SPORT, ECON e RAIN; o funcionamento do duplo sistema de travões combinados (D-CBS) é também alterado em conformidade com o modo selecionado. O sistema HSA de assistência ao arranque em subida e (na versão DCT) a função Idling Stop de paragem do motor ao ralenti facilitam a condução e permitem melhorar muito os consumos do motor.
A caixa manual é uma unidade de 6 velocidades e a nova transmissão automática DCT tem 7 mudanças, com características adaptadas especificamente a cada modo de condução, tais como a sensibilidade da embraiagem, a rapidez de troca das marchas e a gama de rotação do motor à qual o sistema engrena mudanças mais altas ou mais baixas. Esta caixa automática oferece ainda uma função "creep", tanto em marcha-avante, como em marcha-atrás. A versão manual emprega o mesmo sistema de marcha-atrás do modelo anterior.

A Gold Wing oferece uma sensação total de liberdade, com puro prazer de condução e excelentes performances, complementados com um design extremamente elegante. As carenagens têm uma eficiência aerodinâmica muito elevada e dispersam melhor o ar em redor do condutor; o para-brisas é elétrico regula-se conforme as preferências e os bancos luxuosos oferecem o melhor conforto. O sistema de som e os altifalantes foram atualizados e todo sistema tem uma qualidade sonora superior. As novas funcionalidades, tais como o sistema Smart Key, os protocolos Apple CarPlay™, Android Auto™ e a conectividade Bluetooth™ oferecem ainda maior conveniência e conectividade.
A GL1800 Gold Wing Tour de 2021 está disponível num esquema cromático contemporâneo, Cinzento Pérola Deep Mud, com aplicações laranja no guarda-lamas dianteiro, nas tampas no motor, na moldura do farol, no depósito de combustível e na secção traseira.
Estilo e Equipamento

- Linhas fortes e contemporâneas exibem a parte inferior da moto
- Para-brisas elétrico com regulação em inclinação e altura
- Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro com funcionamento suave via sistema de acelerador eletrónico TBW
- Ampla capacidade de transporte de bagagem para as viagens de fim-de-semana
- Ecrã TFT de 7 polegadas, com todas as informações do sistema de navegação e de áudio
- Protocolos CarPlay™ e Android Auto™, para a ligação de todos os smartphones
- Luzes integrais de LEDs e piscas com função de cancelamento automático
- Sistema Smart Key para maior conveniência de utilização da ignição e das malas da moto
- Fichas USB-C
Ciclística
- Quadro de dupla trave em alumínio fundido
- Suspensão dianteira de duplos braços sobrepostos e suspensão traseira
- Sistema de travagem combinado Dual-CBS (D-CBS) com ABS

Motor
- Motor SOHC de 6 cilindros horizontalmente opostos e 24 válvulas
- Acelerador eletrónico Throttle-by-wire (TBW), com 4 modos de condução para alterar a entrega de potência do motor
- Os modos de condução também influenciam o amortecimento da suspensão e a força de travagem
- Função Idling Stop de paragem do motor ao ralenti e alternador e motor de arranque integrados (ISG – Integrated Starter Generator) na versão DCT
- Sistema HSA (Hill Start Assist) de assistência ao arranque em subida
- Caixa manual de 6 velocidades com embraiagem assistida/deslizante e marcha-atrás elétrica; caixa DCT de 7 velocidades
Transmissão de Dupla Embraiagem (DCT)
- DCT de 3ª geração e 7 velocidades
- Suave e silenciosa, com mudanças ultrarrápidas
- Modo "Walking" permite que a moto avance ou recue muito lentamente (função creep)
- 4 modos de condução com gestão da transmissão DCT, Tour, Sport, Econ e Rain, oferecem respostas otimizadas
- Manobrabilidade a baixa velocidade otimizada

Especificações técnicas
MOTOR Tipo 6 cilindros opostos, SOHC, 24 válvulas, 4 tempos, arrefecido por líquido Cilindrada 1.833 cm³ Válvulas por cilindro 4 Diâmetro x Curso 73 mm x 73 mm Relação de compressão 10,5 : 1 Potência máxima 93 kW/5.500 rpm Binário máximo 170 N·m/4.500 rpm Capacidade de óleo 4,4 litros (MT)/5,6 litros (DCT) Emissões de CO2 127 g/km SISTEMA DE COMBUSTÍVEL Alimentação Injeção eletrónica de combustível PGM-FI Rampa de aceleração 50 mm Filtro do ar Viscoso, de cartucho de papel Capacidade do depósito de combustível 21,1 Litros Consumos 5,5 litros/100 km SISTEMA ELÉTRICO Arranque Sistema de alternador integrado no motor de arranque Capacidade da bateria 12 V/20 AH Capacidade do alternador 12 V/120 A TRANSMISSÃO Tipo de embraiagem (MT) Embraiagem húmida, de discos múltiplos e molas helicoidais, com came de assistência e função deslizante (DCT) Embraiagem húmida, discos múltiplos por pressão de óleo Tipo de caixa Caixa MT de 5 velocidades (incluindo overdrive e marcha-atrás elétrica) Caixa DCT de 7 velocidades e marcha-atrás Redução primária 1,795 (79/44) Relações de transmissão (DCT)
1ª: 2,167
2ª: 1,696
3ª: 1,304
4ª: 1,038
5ª: 0,821
6ª: 0,667
7ª: 0,522
Marcha-atrás: 1,190 (MT)
1ª: 2,200
2ª: 1,417
3ª: 1,036
4ª: 0,821
5ª: 0,667
6ª: 0,522Redução final Lado do motor: 0,972 Lado da roda traseira: 2,615 Relação de transmissão final Veio selado QUADRO Tipo Dupla trave em alumínio fundido CICLÍSTICA Dimensões (C x L x A) C: 2.475 mm L: 925 mm (DCT) / 905mm (MT) A: 1.340 mm Distância entre eixos 1.695 mm Ângulo da coluna da direção 30,5° Eixo de arraste (trail) 109 mm Raio de viragem 3,4 m Altura do banco 745 mm Altura ao solo 130 mm Peso em ordem de marcha MT: 366 kg/DCT: 367 kg SUSPENSÃO Dianteira Braços duplos sobrepostos Traseira Pro Link JANTES Dianteira 130/70R 18 Traseira 200/55R 16 Dimensão da jante dianteira 18 x MT3,5 Dimensão da jante traseira 16 x MT 6,0 TRAVÕES Tipo de sistema Sistema ABS combinado de controlo eletrónico Dianteira Sistema hidráulico de dois discos flutuantes de 320 mm x 4,5 mm, pinças de 6 êmbolos e pastilhas em material sinterizado. Traseira Disco ventilado de 316 mm x 11mm, pinça de 3 êmbolos e pastilhas em material sinterizado.