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A Honda completa a sua gama para 2021 com uma série de actualizações na Gold Wing

Publicado por Standocasião há 1 semana

A Honda Gold Wing – o modelo turístico de ponta da marca – recebeu uma atualização completa em 2018, com uma redução radical de peso, suspensão dianteira de duplos braços, novo motor de seis cilindros horizontalmente opostos e caixa DCT de 7 velocidades. Para 2021, recebe um sistema áudio melhorado e altifalantes de qualidade ainda maior. Este modelo simbólico e sempre considerado como o "modelo das novas tecnologias" oferece as mais recentes funcionalidades, com recursos de ponta que vão desde um ecrã TFT de 7 polegadas, navegação por bússola giroscópica, protocolos Apple CarPlay ™ e Android Auto ™, para-brisas elétrico, sistema Smart Key, 4 modos de condução e sistema HSA de arranque em subida. O ano de 2021 regista também a chegada de um novo esquema cromático contemporâneo.

HONDA GL1800 GOLD WING 2021

Desde a sua introdução como uma moto naked de 1.000 cm³ em 1975, a Honda Gold Wing sempre representou a opção mais evoluída para quem pretende viajar em duas rodas. E este é um modelo que tem uma história e um percurso muito próprios, tendo crescido ao longo das décadas, tanto em tamanho, como em cilindrada; todas as versões serviram para dar a este modelo uma reputação sem paralelo no mundo das duas rodas, quer em termos de luxo e de qualidade, como de conforto sem precedentes.

Em 2018 e como resposta à opinião dos utilizadores e ao próprio mercado de duas rodas, este modelo sofreu uma atualização radical em relação ao que tinha sido a sua trajetória tradicional de evolução até então. As novas GL1800 Gold Wing e Gold Wing Tour* tomaram uma nova direção e, numa renovação abrangente, ficaram ainda mais elegantes, mais leves e mais ágeis – no fundo, uma moto ainda mais fácil e dócil – acrescentando também uma série de novas funcionalidades que ajudaram a cimentar a sua reputação como "montra tecnológica", disponibilizando também a opção de transmissão de dupla embraiagem (DCT) de 7 velocidades.

HONDA GL1800 GOLD WING 2021

Com tudo isto, a Gold Wing ficou bastante mais atraente, apelando assim a toda uma geração de motociclistas mais novos que, porventura, podiam nem ter considerado este modelo – ou até nem sequer estariam conscientes de todas as suas funcionalidades e potencialidades. Em 2020, as melhorias introduzidas nas suspensões e na capacidade de manobra a baixa velocidade complementaram ainda mais o fantástico motor de seis cilindros opostos deste modelo turístico premium da Honda.

Para 2021, a Gold Wing recebe um sistema áudio melhorado e um novo esquema cromático, consolidando ainda mais a sua atração.

Generalidades do modelo

Na renovação de 2018, o motor e a parte ciclística da Gold Wing foram desenhados ao mesmo tempo, com uma posição de condução mais avançada, numa moto bastante mais compacta. O quadro em traves de alumínio foi construído com base numa forquilha dianteira, o que permite colocar o motor em posição ainda mais avançada – porque a roda dianteira tem um movimento ascendente e descendente mais vertical – enquanto oferece toda a estabilidade e controlo de elevada qualidade caraterísticos deste tipo de suspensão, graças também à sua rigidez e menor atrito.

Honda completes its comprehensive 2021 model line-up with updates to GL1800 Gold Wing and Gold Wing ‘Tour’

Com otimizações de tamanho, o novo motor de seis cilindros opostos e 24 válvulas mantém toda a sua potência e binário, com uma entrega exemplar e brilhante. A inclusão de um sistema TBW de acelerador eletrónico oferece 4 modos de condução: TOUR, SPORT, ECON e RAIN; o funcionamento do duplo sistema de travões combinados (D-CBS) é também alterado em conformidade com o modo selecionado. O sistema HSA de assistência ao arranque em subida e (na versão DCT) a função Idling Stop de paragem do motor ao ralenti facilitam a condução e permitem melhorar muito os consumos do motor.

A caixa manual é uma unidade de 6 velocidades e a nova transmissão automática DCT tem 7 mudanças, com características adaptadas especificamente a cada modo de condução, tais como a sensibilidade da embraiagem, a rapidez de troca das marchas e a gama de rotação do motor à qual o sistema engrena mudanças mais altas ou mais baixas. Esta caixa automática oferece ainda uma função "creep", tanto em marcha-avante, como em marcha-atrás. A versão manual emprega o mesmo sistema de marcha-atrás do modelo anterior.

Honda completes its comprehensive 2021 model line-up with updates to GL1800 Gold Wing and Gold Wing ‘Tour’

A Gold Wing oferece uma sensação total de liberdade, com puro prazer de condução e excelentes performances, complementados com um design extremamente elegante. As carenagens têm uma eficiência aerodinâmica muito elevada e dispersam melhor o ar em redor do condutor; o para-brisas é elétrico regula-se conforme as preferências e os bancos luxuosos oferecem o melhor conforto. O sistema de som e os altifalantes foram atualizados e todo sistema tem uma qualidade sonora superior. As novas funcionalidades, tais como o sistema Smart Key, os protocolos Apple CarPlay™, Android Auto™ e a conectividade Bluetooth™ oferecem ainda maior conveniência e conectividade.

A GL1800 Gold Wing Tour de 2021 está disponível num esquema cromático contemporâneo, Cinzento Pérola Deep Mud, com aplicações laranja no guarda-lamas dianteiro, nas tampas no motor, na moldura do farol, no depósito de combustível e na secção traseira.

Estilo e Equipamento

  • Linhas fortes e contemporâneas exibem a parte inferior da moto
  • Para-brisas elétrico com regulação em inclinação e altura
  • Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro com funcionamento suave via sistema de acelerador eletrónico TBW
  • Ampla capacidade de transporte de bagagem para as viagens de fim-de-semana
  • Ecrã TFT de 7 polegadas, com todas as informações do sistema de navegação e de áudio
  • Protocolos CarPlay™ e Android Auto™, para a ligação de todos os smartphones
  • Luzes integrais de LEDs e piscas com função de cancelamento automático
  • Sistema Smart Key para maior conveniência de utilização da ignição e das malas da moto
  • Fichas USB-C

Ciclística

  • Quadro de dupla trave em alumínio fundido
  • Suspensão dianteira de duplos braços sobrepostos e suspensão traseira
  • Sistema de travagem combinado Dual-CBS (D-CBS) com ABS

Motor

  • Motor SOHC de 6 cilindros horizontalmente opostos e 24 válvulas
  • Acelerador eletrónico Throttle-by-wire (TBW), com 4 modos de condução para alterar a entrega de potência do motor
  • Os modos de condução também influenciam o amortecimento da suspensão e a força de travagem
  • Função Idling Stop de paragem do motor ao ralenti e alternador e motor de arranque integrados (ISG – Integrated Starter Generator) na versão DCT
  • Sistema HSA (Hill Start Assist) de assistência ao arranque em subida
  • Caixa manual de 6 velocidades com embraiagem assistida/deslizante e marcha-atrás elétrica; caixa DCT de 7 velocidades

Transmissão de Dupla Embraiagem (DCT)

  • DCT de 3ª geração e 7 velocidades
  • Suave e silenciosa, com mudanças ultrarrápidas
  • Modo "Walking" permite que a moto avance ou recue muito lentamente (função creep)
  • 4 modos de condução com gestão da transmissão DCT, Tour, Sport, Econ e Rain, oferecem respostas otimizadas
  • Manobrabilidade a baixa velocidade otimizada

Especificações técnicas

 MOTOR 
Tipo6 cilindros opostos, SOHC, 24 válvulas, 4 tempos, arrefecido por líquido
Cilindrada1.833 cm³
Válvulas por cilindro4
Diâmetro x Curso73 mm x 73 mm
Relação de compressão10,5 : 1
Potência máxima93 kW/5.500 rpm
Binário máximo170 N·m/4.500 rpm
Capacidade de óleo4,4 litros (MT)/5,6 litros (DCT)
Emissões de CO2127 g/km
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL 
AlimentaçãoInjeção eletrónica de combustível PGM-FI
Rampa de aceleração50 mm
Filtro do arViscoso, de cartucho de papel
Capacidade do depósito de combustível21,1 Litros
Consumos5,5 litros/100 km
SISTEMA ELÉTRICO 
ArranqueSistema de alternador integrado no motor de arranque
Capacidade da bateria12 V/20 AH
Capacidade do alternador12 V/120 A
TRANSMISSÃO 
Tipo de embraiagem(MT) Embraiagem húmida, de discos múltiplos e molas helicoidais, com came de assistência e função deslizante (DCT) Embraiagem húmida, discos múltiplos por pressão de óleo
Tipo de caixaCaixa MT de 5 velocidades (incluindo overdrive e marcha-atrás elétrica) Caixa DCT de 7 velocidades e marcha-atrás
Redução primária1,795 (79/44)
Relações de transmissão(DCT)
1ª: 2,167
2ª: 1,696
3ª: 1,304
4ª: 1,038
5ª: 0,821
6ª: 0,667
7ª: 0,522
Marcha-atrás: 1,190 (MT)
1ª: 2,200
2ª: 1,417
3ª: 1,036
4ª: 0,821
5ª: 0,667
6ª: 0,522
Redução finalLado do motor: 0,972 Lado da roda traseira: 2,615
Relação de transmissão finalVeio selado
QUADRO 
TipoDupla trave em alumínio fundido
CICLÍSTICA 
Dimensões (C x L x A)C: 2.475 mm L: 925 mm (DCT) / 905mm (MT) A: 1.340 mm
Distância entre eixos1.695 mm
Ângulo da coluna da direção30,5°
Eixo de arraste (trail)109 mm
Raio de viragem3,4 m
Altura do banco745 mm
Altura ao solo130 mm
Peso em ordem de marchaMT: 366 kg/DCT: 367 kg
SUSPENSÃO 
DianteiraBraços duplos sobrepostos
TraseiraPro Link
JANTES 
Dianteira130/70R 18
Traseira200/55R 16
Dimensão da jante dianteira18 x MT3,5
Dimensão da jante traseira16 x MT 6,0
TRAVÕES 
Tipo de sistemaSistema ABS combinado de controlo eletrónico
DianteiraSistema hidráulico de dois discos flutuantes de 320 mm x 4,5 mm, pinças de 6 êmbolos e pastilhas em material sinterizado.
TraseiraDisco ventilado de 316 mm x 11mm, pinça de 3 êmbolos e pastilhas em material sinterizado.

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