Loading...
Galp

Honda CRF300L de 2021 – Mais potência e melhor desempenho OffRoad

Publicado por Standocasião há 1 mês

O popular modelo Dual-Sport da Honda recebe um aumento de cilindrada e revisões significativas no motor; estas alterações permitem extrair mais potência de pico e também mais binário em toda a gama de rotação. As relações de transmissão estão agora mais curtas, mas com uma 6ª mais longa; o sistema é comandado por uma embraiagem assistida/deslizante para um controlo de maior confiança na roda traseira.

2021 HONDA CRF300L

A maneabilidade em todos os tipos de terrenos foi melhorada graças ao novo braço oscilante e ao quadro, que exibe agora maior flexibilidade lateral, e também à maior distância ao solo, suspensões de maior curso e posição de condução melhorada. A nova ciclística e o grafismo de cores mais apurado marcam as atualizações para o ano de 2021; o painel LCD positivo oferece maior capacidade de leitura. O peso em ordem de marcha foi reduzido em 4 kg que agora é de apenas 142 kg, contribuindo para uma melhoria de 13% na relação entre o peso e a potência.

A essência daquilo que compõe uma verdadeira moto dual-purpose há muito tempo que faz parte do ADN da Honda. No final da década de 1970, era lançada a XL250S – uma moto que podia ser genuinamente usada na estrada e que oferecia performances excelentes em off-road. Toda a gama XL que se seguiu tornou-se então uma lenda e provou que a combinação de um motor monocilíndrico a quatro tempos, económico e fácil de usar com uma componente ciclística competente criava uma moto útil, versátil e, como os condutores de todo o mundo puderam constatar, muita divertida.

2021 HONDA CRF300L

Há mais de uma década, fizeram-se reuniões exaustivas com o Dept. de R&D da Honda sobre a criação de uma nova moto dual-purpose. A longa história da empresa – na competição off-road e em motos off-road – revelou ser muito útil para o desenvolvimento deste tipo de modelo.

Em primeiro lugar estavam as solicitações dos clientes. Apesar de alguns condutores prezarem elevadas prestações off-road, havia muitos outros que valorizavam a facilidade de utilização, a funcionalidade e a conveniência. Para os ambientes urbanos durante a semana, a moto teria de robusta e prática, mas com um estilo off-road e de "tecnologia de ponta". Mas, quando chegasse o fim de semana, a mesma moto tinha de conseguir ir onde o seu condutor pudesse querer ir, seja em estrada ou fora dela.

2021 HONDA CRF300L

A equipa de desenvolvimento sempre olhou para esta nova moto dual-purpose da Honda com uma perspetiva global. A moto teria de ter não apenas um motor potente e económico, mas também uma componente ciclística muito abrangente e capaz. E, acima de tudo, teria de ser acessível, com alta qualidade e excelente relação custo/benefício, com reduzidos custos gerais de manutenção a serem uma prioridade.

A CRF250L, lançada em toda a Europa em 2012, revelou ser exatamente essa moto. E os engenheiros da Honda acertaram na fórmula. A CRF250L provou ser uma plataforma base muito frutífera que, para além de originar uma versão RALLY*, desfruta de um sucesso de vendas consistente em todo o mundo.

2021 HONDA CRF300L

No entanto, o tempo passa e agora chegou a nova CRF300L de 2021 – mais leve, mais potente e com uma série de melhorias de pormenor. É exatamente a moto "faz tudo" e dual-purpose que a CRF250L era. Só que duma forma ainda mais marcada.

Generalidades do modelo

Agora com 286 cm³, o motor da nova CRF300L produz mais 10% de potência de pico, 20,1 kW às 8.500 rpm e 18% mais de binário máximo, 26,6 N·m, às 6.500 rpm. A distribuição da admissão foi revista, juntamente com a admissão de ar e com o sistema de escape; estas alterações permitiram obter um binário e uma potência a média rotação muito mais fortes. As mudanças, entre 1ª e 5ª, são mais curtas, para melhores respostas; a 6ª é mais alta e permite obter velocidades de cruzeiro elevadas e mais descontraídas. Agora, o sistema de embraiagem assistida/deslizante gere melhor a roda traseira quando se engrena uma redução forte e pesa menos 20% na manete.

2021 HONDA CRF300L

O quadro de aço é também uma unidade redesenhada que, juntamente como braço oscilante em alumínio e a forquilha inferior, é o principal contribuinte para o aligeirar de 4 kg no peso da CRF; a moto apresenta ainda revisões no equilíbrio da rigidez, oferecendo melhor feedback e sensibilidade ao condutor. Em conformidade, a geometria da direção foi ajustada ao pormenor, juntamente com o maior curso da suspensão dianteira/traseira e a maior distância ao solo.

A parte ciclística melhorada apresenta um depósito e um banco mais estreitos, bem como um novo painel LCD positivo. A posição de condução também foi alterada para melhorar a já fantástica capacidade de manobra, um aspeto fundamental na condução off-road, mas com a mesma utilidade em cidade.

2021 HONDA CRF300L

Caraterísticas Principais

Motor

  • Motor de maior cilindrada, agora com 286 cm³ e mais 1,9 kW e 4 N·m
  • Relações de transmissão revistas para acelerações mais fortes e velocidade de cruzeiro mais alta
  • Embraiagem assistida deslizante com menos 20% de carga na manete

Ciclística

  • Melhor maneabilidade e agilidade em todos os tipos de terreno, graças às atualizações muito abrangentes
  • Redução significativa no peso devido ao novo quadro e braço oscilante
  • Revisão ao nível do equilíbrio entre quadro e braço oscilante, agora com maior altura ao solo
  • Suspensões de curso mais longo

Estilo & equipamento

  • Ciclística mais leve e mais esguia, inspirada na CRF de competição
  • Posição de condução melhorada para um controlo mais natural
  • Painel de instrumentos LCD positivo, para uma leitura ainda mais fácil

Acessórios

Os acessórios exclusivos para a CRF300L incluem uma top case de 38 litros, um suporte e fixações para o porta-bagagens traseiro, bem como uma proteção para o cárter do motor.

Especificações técnicas

2021 HONDA CRF300L
MOTOR 
TipoMotor monocilíndrico, DOHC, arrefecido por água
Cilindrada (cm³)286 cm³
Nº de válvulas4
Diâmetro ´ Curso (mm)76,0 x 63,0
Relação de compressão10,7 : 1
Potência máxima20,1kW/8.500 rpm
Binário máximo26,6Nm·m/6.500 rpm
Capacidade de óleo1,8 litros
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL 
AlimentaçãoInjeção eletrónica de combustível PGM-FI
Capacidade do depósito de combustível7,8 litros
Consumos3,09 l/100 km (32,3 km/l)
Emissões de CO2, WMTC73 g/km
SISTEMA ELÉTRICO 
Capacidade da bateria12 V-7 AH
TRANSMISSÃO 
Tipo de embraiagemEmbraiagem húmida, assistida/deslizante, discos múltiplos
Tipo de caixa6 velocidades
Relação de transmissão finalPor corrente
QUADRO 
TipoBerço semi-duplo, em aço
CICLÍSTICA 
Dimensões (C x L x A)2.230 x 820 x 1.200 mm
Distância entre eixos1.455 mm
Ângulo da coluna da direção27,5°
Eixo de arraste (trail)109 mm
Altura do banco880 mm
Altura ao solo285 mm
Peso em ordem de marcha142 kg
Raio de viragem2,3m
SUSPENSÃO 
DianteiraForquilha telescópica USD, 43 mm
TraseiraSistema Pro-link
JANTES 
Roda DianteiraAlumínio, de raios
Roda TraseiraAlumínio, de raios
Pneu dianteiro80/100-21M/C 51P
Pneu traseiro120/80-18M/C 62P
TRAVÕES 
Tipo de ABSABS de 2 canais
Travão dianteiroDisco de 256 x 3,5 mm com pinça de dois êmbolos
Travão traseiroDisco de 220 x 4,5 mm com pinça de um êmbolo
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉTRICO 
InstrumentosLCD
FarolLâmpada
FarolimLâmpada

Anuncios Recentes

Ver Todos