Honda CRF300L de 2021 – Mais potência e melhor desempenho OffRoad
há 1 mêsO popular modelo Dual-Sport da Honda recebe um aumento de cilindrada e revisões significativas no motor; estas alterações permitem extrair mais potência de pico e também mais binário em toda a gama de rotação. As relações de transmissão estão agora mais curtas, mas com uma 6ª mais longa; o sistema é comandado por uma embraiagem assistida/deslizante para um controlo de maior confiança na roda traseira.

A maneabilidade em todos os tipos de terrenos foi melhorada graças ao novo braço oscilante e ao quadro, que exibe agora maior flexibilidade lateral, e também à maior distância ao solo, suspensões de maior curso e posição de condução melhorada. A nova ciclística e o grafismo de cores mais apurado marcam as atualizações para o ano de 2021; o painel LCD positivo oferece maior capacidade de leitura. O peso em ordem de marcha foi reduzido em 4 kg que agora é de apenas 142 kg, contribuindo para uma melhoria de 13% na relação entre o peso e a potência.
A essência daquilo que compõe uma verdadeira moto dual-purpose há muito tempo que faz parte do ADN da Honda. No final da década de 1970, era lançada a XL250S – uma moto que podia ser genuinamente usada na estrada e que oferecia performances excelentes em off-road. Toda a gama XL que se seguiu tornou-se então uma lenda e provou que a combinação de um motor monocilíndrico a quatro tempos, económico e fácil de usar com uma componente ciclística competente criava uma moto útil, versátil e, como os condutores de todo o mundo puderam constatar, muita divertida.

Há mais de uma década, fizeram-se reuniões exaustivas com o Dept. de R&D da Honda sobre a criação de uma nova moto dual-purpose. A longa história da empresa – na competição off-road e em motos off-road – revelou ser muito útil para o desenvolvimento deste tipo de modelo.
Em primeiro lugar estavam as solicitações dos clientes. Apesar de alguns condutores prezarem elevadas prestações off-road, havia muitos outros que valorizavam a facilidade de utilização, a funcionalidade e a conveniência. Para os ambientes urbanos durante a semana, a moto teria de robusta e prática, mas com um estilo off-road e de "tecnologia de ponta". Mas, quando chegasse o fim de semana, a mesma moto tinha de conseguir ir onde o seu condutor pudesse querer ir, seja em estrada ou fora dela.

A equipa de desenvolvimento sempre olhou para esta nova moto dual-purpose da Honda com uma perspetiva global. A moto teria de ter não apenas um motor potente e económico, mas também uma componente ciclística muito abrangente e capaz. E, acima de tudo, teria de ser acessível, com alta qualidade e excelente relação custo/benefício, com reduzidos custos gerais de manutenção a serem uma prioridade.
A CRF250L, lançada em toda a Europa em 2012, revelou ser exatamente essa moto. E os engenheiros da Honda acertaram na fórmula. A CRF250L provou ser uma plataforma base muito frutífera que, para além de originar uma versão RALLY*, desfruta de um sucesso de vendas consistente em todo o mundo.

No entanto, o tempo passa e agora chegou a nova CRF300L de 2021 – mais leve, mais potente e com uma série de melhorias de pormenor. É exatamente a moto "faz tudo" e dual-purpose que a CRF250L era. Só que duma forma ainda mais marcada.
Generalidades do modelo
Agora com 286 cm³, o motor da nova CRF300L produz mais 10% de potência de pico, 20,1 kW às 8.500 rpm e 18% mais de binário máximo, 26,6 N·m, às 6.500 rpm. A distribuição da admissão foi revista, juntamente com a admissão de ar e com o sistema de escape; estas alterações permitiram obter um binário e uma potência a média rotação muito mais fortes. As mudanças, entre 1ª e 5ª, são mais curtas, para melhores respostas; a 6ª é mais alta e permite obter velocidades de cruzeiro elevadas e mais descontraídas. Agora, o sistema de embraiagem assistida/deslizante gere melhor a roda traseira quando se engrena uma redução forte e pesa menos 20% na manete.

O quadro de aço é também uma unidade redesenhada que, juntamente como braço oscilante em alumínio e a forquilha inferior, é o principal contribuinte para o aligeirar de 4 kg no peso da CRF; a moto apresenta ainda revisões no equilíbrio da rigidez, oferecendo melhor feedback e sensibilidade ao condutor. Em conformidade, a geometria da direção foi ajustada ao pormenor, juntamente com o maior curso da suspensão dianteira/traseira e a maior distância ao solo.
A parte ciclística melhorada apresenta um depósito e um banco mais estreitos, bem como um novo painel LCD positivo. A posição de condução também foi alterada para melhorar a já fantástica capacidade de manobra, um aspeto fundamental na condução off-road, mas com a mesma utilidade em cidade.

Caraterísticas Principais
Motor
- Motor de maior cilindrada, agora com 286 cm³ e mais 1,9 kW e 4 N·m
- Relações de transmissão revistas para acelerações mais fortes e velocidade de cruzeiro mais alta
- Embraiagem assistida deslizante com menos 20% de carga na manete
Ciclística
- Melhor maneabilidade e agilidade em todos os tipos de terreno, graças às atualizações muito abrangentes
- Redução significativa no peso devido ao novo quadro e braço oscilante
- Revisão ao nível do equilíbrio entre quadro e braço oscilante, agora com maior altura ao solo
- Suspensões de curso mais longo
Estilo & equipamento
- Ciclística mais leve e mais esguia, inspirada na CRF de competição
- Posição de condução melhorada para um controlo mais natural
- Painel de instrumentos LCD positivo, para uma leitura ainda mais fácil
Acessórios
Os acessórios exclusivos para a CRF300L incluem uma top case de 38 litros, um suporte e fixações para o porta-bagagens traseiro, bem como uma proteção para o cárter do motor.
Especificações técnicas
MOTOR Tipo Motor monocilíndrico, DOHC, arrefecido por água Cilindrada (cm³) 286 cm³ Nº de válvulas 4 Diâmetro ´ Curso (mm) 76,0 x 63,0 Relação de compressão 10,7 : 1 Potência máxima 20,1kW/8.500 rpm Binário máximo 26,6Nm·m/6.500 rpm Capacidade de óleo 1,8 litros SISTEMA DE COMBUSTÍVEL Alimentação Injeção eletrónica de combustível PGM-FI Capacidade do depósito de combustível 7,8 litros Consumos 3,09 l/100 km (32,3 km/l) Emissões de CO2, WMTC 73 g/km SISTEMA ELÉTRICO Capacidade da bateria 12 V-7 AH TRANSMISSÃO Tipo de embraiagem Embraiagem húmida, assistida/deslizante, discos múltiplos Tipo de caixa 6 velocidades Relação de transmissão final Por corrente QUADRO Tipo Berço semi-duplo, em aço CICLÍSTICA Dimensões (C x L x A) 2.230 x 820 x 1.200 mm Distância entre eixos 1.455 mm Ângulo da coluna da direção 27,5° Eixo de arraste (trail) 109 mm Altura do banco 880 mm Altura ao solo 285 mm Peso em ordem de marcha 142 kg Raio de viragem 2,3m SUSPENSÃO Dianteira Forquilha telescópica USD, 43 mm Traseira Sistema Pro-link JANTES Roda Dianteira Alumínio, de raios Roda Traseira Alumínio, de raios Pneu dianteiro 80/100-21M/C 51P Pneu traseiro 120/80-18M/C 62P TRAVÕES Tipo de ABS ABS de 2 canais Travão dianteiro Disco de 256 x 3,5 mm com pinça de dois êmbolos Travão traseiro Disco de 220 x 4,5 mm com pinça de um êmbolo INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉTRICO Instrumentos LCD Farol Lâmpada Farolim Lâmpada