Novo VW Golf GTI já disponível em Portugal desde €45 313

Publicado por Standocasião há 1 semana

Já pode ser adquirido em Portugal o novo VW Golf GTI, modelo que, nesta sua oitava geração, é proposto no mercado luso a partir de €45 313. Anunciado como o primeiro Golf GTI da era digital, sucede a uma nobre linhagem inaugurada em Setembro de 1975, no Salão de Frankfurt, com a revelação do Golf GTI original, que começou a ser vendido no Verão do ano seguinte, inicialmente com uma estimativa de produção de não mais do que 5000 unidades… A história encarregou-se de demonstrar o quão conservadoras foram estas previsões: rapidamente se tornando num objecto de culto, com o sucesso que se lhe (re)conhece, só dessa primeira geração foram vendidos nada menos do que 461 690 exemplares do Golf GTI, que até final de 2019 registava vendas superiores a 2,3 milhões de unidades ao longo dos seus quase 45 anos de carreira.


Na sua mais recente interpretação, o Golf GTI impõe-se, visualmente, pela secção dianteira dominada por uma faixa vermelha iluminada, pela grelha tipo favo de abelha e pelas entradas ar em preto; pelos guarda-lamas alargados; pelo deflector montado no topo d portão traseiro; pelas ponteiras de escape cromadas; e pelas jantes em liga de desenho específico. Referência, igualmente, para a iluminação exterior integralmente por LED proposta de série – sejam as esguias ópticas dianteira IQ.Light (por matriz LED e com assistente de máximos e “piscas” dinâmicos), os faróis de nevoeiro ou os farolins traseiros.


Também por LED é a iluminação ambiente configurável, com trinta cores disponíveis, merecendo, ainda, destaque no interior a pedaleira em inox, os bancos desportivos (em opção, revestidos a pele perfurada), os vários apontamentos vermelhos e o sistema de carregamento por indução para smartphones. O painel de instrumentos totalmente digital Cockpit Digital Pro, com ecrã de 10”, é de série, podendo, opcionalmente, ser combinado com o Innovision Cockpit, com sistema de navegação avançado Discover Pro e ecrã do sistema de infoentretenimento com 10,5”, o qual é interligável com o do painel de instrumentos.


Quanto à mecânica, o novo Golf GTI monta sob o capot o motor turbocomprimido 2.0 TSI com injecção directa de gasolina e 245 cv, combinado com uma caixa de velocidades pilotada DSG de dupla embraiagem, capaz de lhe permitir cumprir os 0-100 km/h em 6,2 segundos, a atingir uma velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h. Para tornar mais frutuosa a experiência de condução, é incluído de série o diferencial dianteiro com função autoblocante VAQ e bloqueio electrónico XDS+.


Autor: António de Sousa Pereira, Absolute Motors.

Anuncios Recentes

Ver Todos